9 de agosto de 2017

Nós, os afogados, de Carsten jensen

Muitas vezes, nos livros de palavras cruzadas, encontramos a pista: «Estilo de romance nórdico», e a resposta é «Saga». Pois é mesmo de uma saga que este livro se trata, escrito pelo dinamarquês Carsten Jensen e que já se tornou um clássico.

Nós, os afogados é a história da cidade portuária de Marstal situada numa ilha dinamarquesa, retratada ao longo de século e meio e abrangendo quatro gerações. Gerações de homens marinheiros, primeiro pescadores e depois comerciantes, mas também gerações de mulheres sós, as que ficam em terra sem possibilidade de enterrarem os filhos, maridos e irmãos que morrem no mar.

Com início em 1848, quando Laurids Madsen vive o auge da sua vida de marinheiro, a história passa depois para Albert, seu filho, que depois de encontrar o pai e de viver no mar se torna armador. E deste para o seu protegido Knud Erik, que acaba por ver nascer o filho em alto mar. Pelo meio, muitos naufrágios, muita fome, muita sede, muita chuva, muito sol e muita morte. Tudo com um realismo incrível, que em quase 800 páginas nos leva para um mundo muito próprio mas fascinante e que grande parte de nós desconhece.

2 de agosto de 2017

Explosão de cor








Os desenhos em si não têm nada de especial, a não ser uma extrema simplicidade e uma sensação de calma. Valem sobretudo pelas cores, sempre alegres e contrastantes sem causarem ruído. São pintados por Cathy Horvath e vendidos no seu site, com preços entre os $200 e os $400 para os quadros originais e $12.50 as reproduções. Vale a pena espreitar.

31 de julho de 2017

26 de julho de 2017

Aos Avós das minhas filhas...

... os meus Pais, que tão bem contribuem para fazer delas crianças felizes.

A Vovó à esquerda, o Vô Jão à direita.

21 de julho de 2017

Nós os quatro, quatro dias

O meu Pai, eu, a minha irmã e o meu irmão, numa viagem planeada pelo meu Pai para conhecermos parte das nossas raízes e, sobretudo, para estarmos os quatro juntos. A Terceira será a nossa casa, aquela que já o foi dos nossos antepassados.


Nota: As bebés ficarão muito bem entregues com a minha Mãe, que faz jus à expressão de que uma avó é duas vezes mãe.

20 de julho de 2017

Um ano

É sensivelmente o que me separa da próxima ressonância magnética e da próxima consulta de seguimento do que me sucedeu o ano passado no dia a seguir ao parto. Tendo em conta que no último ano o controlo era de seis em seis meses e de que os últimos exames não revelaram qualquer alteração, é um ano para respirar fundo. E tentar dissipar um pouco esta nuvem que às vezes paira por cima da minha cabeça.