6 de fevereiro de 2008

Má (péssima) publicidade

Não posso deixar de registar o meu desagrado com a mais recente campanha da cadeia Media Markt. Uma campanha de extremo mau-gosto. Não é que alguma vez tenha gostado das campanhas, mas esta ultrapassou os meus limites de tolerância.

A campanha dá pelo nome de «Parvónia» e caricatura descaradamente os habitantes dos países de Leste, que supostamente ficam muito espantados com os preços praticados nas lojas Media Markt. Se bem que no site da empresa se diga que a Parvónia é um «local onde ninguém vai ou visita e que nem aparece no mapa», as semelhanças são mais do que evidentes. Pelo sotaque, pela indumentária, pelo carro que usam, pelos tipos físicos (pele clara, olhos azuis, bigode). Dos cidadãos da Pavónia, diz-se que «são desligados do mundo, vivem no antigamente e basicamente... são parvos». Adjectivos como «fraco», «trapalhão», «ridículo» e «pseudo-inocente» fazem ainda parte da campanha.

Será que há assim tanta gente com mau-gosto e falta de respeito pelo próximo? Para sair para a rua, uma campanha destas tem de passar por uma data de gente. E isto assusta-me. Porque bastaria olhar à nossa volta para não fazer uma barbaridade destas e constatar a quantidade de pessoas oriundas dos países de Leste que por cá trabalham, e muito. Mais do que muitos portugueses.

Acho que antes de avançarem com esta campanha deviam ter olhado melhor para os números recentes do Relatório de Desenvolvimento Humano 2007-2008. Nomeadamente nos que se referem às taxas de literacia da população adulta:
- Portugal: 93,8%
- Roménia: 97,3%
- Eslovénia: 99,7%
- Lituânia: 99,6%
- Estónia: 99,8%
- Letonia: 99,7%

Os números falam por si. E agora, quem é que vive na Parvónia?

3 comentários:

  1. Está má demais... por mim, juntava-a à das pilhas e à do homem de chocolate e mandava tudo para longe, com um bilhete só de ida...

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  2. Rita,
    Será que os nossos 93,8% são estatística ou realidade?

    Já agora, por contraponto quanto a campanhas de publicidade, no Jazz no Pais do Improviso http://jnpdi.blogspot.com
    escreve-se sobre "Ford Focus: Publicidade hamoniosa.

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  3. A ser estatística, e pelo que vejo à minha volta, até deve ser um número optimista. De qualquer modo, são números do Relatório do Desenvolvimento Humano, um estudo periódico das Nações Unidas, o que lhe dá alguma credibilidade...

    Já tinha reparado no anúncio da Focus na televisão: um exemplo que, em contraponto com o que referi, mostra que o mundo da publicidade é capaz do melhor e do pior!

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