10 de janeiro de 2010

Avatar: muito barulho por muito pouco

Eu sei que vou contra a corrente, apesar de nem sempre ser do contra. E aqui repito o que disse no Facebook: eu não gostei do Avatar. Dizem que mudou a história do cinema, que é lindo, inesquecível, etc.

Para mim, foi uma seca. Sim, fui vê-lo na versão 3D. Sim, os meus óculos especiais funcionavam. Sim, algumas imagens são de enorme beleza. Mas não fiquei deslumbrada. Tecnicamente dizem que é bom, que não há uma única falha nas imagens computadorizadas. Acredito. Mas, mais uma vez, não fiquei de boca aberta. Quanto à história, fala de um terráqueo que através do seu avatar se apaixona por uma nativa. Os nativos são os bons da história, os terráqueos são os maus. O mau dos maus é um cliché, fala através de clichés e é daqueles que no fim demora uma eternidade a morrer. Os bons têm olhinhos brilhantes e comoventes.

E o filme nunca mais acaba. A terminar com uma música que se não é da Celine Dion está lá perto (resquícios de Titanic de que James Cameron não se livrou). Bastante irritante para os meus ouvidos que gostam de sossego.

Chamem-me insensível, mas se tivesse de escolher o filme de ficção científica do ano, District 9 estaria bem lá em cima, Watchmen a seguir e Avatar bem mais abaixo. Pormenores técnicos à parte.

10 comentários:

  1. Eh eh eh. Gostei da tua crítica... Embora não concorde, deleitei-me com as tuas palavras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Então o amigo tem um blog e não dizia nada aqui à amiga? :)

    ResponderEliminar
  3. se já não me apetecia ver o filme... agora é que não vejo mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Não me suscita minimamente a curiosidade... E o teu post vem-me provar que não fico a perder nada de especial...

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de um pormenor: aqueles óculos 3D pesam no nariz que é uma coisa parva...

    ResponderEliminar
  6. Paraquedista4:49 da tarde

    Sim, o District 9 funciona bem melhor que o Avatar.

    PS - Por acaso reparaste, arguta e argonautica Vespa, que nos é dito que a gravidade no planeta é diferente e, quando «o herói» lá chega, no início, não há qq indício de tal coisa?

    ResponderEliminar
  7. Finalmente! Alguém que partilhe da minha opinião. Eu também fui ver e achei uma seca monumental! E vi em 3D! Não achei nada de especial. Antes pelo contrario é tudo muito cliché... que seca! Meu rico dinheirinho que foi tão mal empregue.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca sequer considerei ir ver o filme, mas obrigada na mesma: agora nem em DVD!

    ResponderEliminar
  9. Iupi! Im'not an alien anymore!...

    ResponderEliminar
  10. Eu amei o filme! Nao a historia, concordo que e' cheia de cliches, mas o 3D e todos os efeitos deram-me uma experiencia muito mais intensa do que qualquer outro filme. Mas gostei de ler alguem que nao se tenha rendido. Ah, e concordo com os oculos, sao pesadissimos!

    ResponderEliminar