5 de outubro de 2012

Ontem a RTP portou-se muito mal

Ontem, como me fartei de referir aqui, foi Dia Mundial do Animal. E o mínimo que se poderia esperar de um serviço público era transmitir um programa sensibilizando para a situação dos animais no nosso país. Os maus tratos de que são alvo, o abandono a que são sujeitos, o tratamento como objetos.

Mas a RTP trocou-me as voltas e esmerou-se:
- primeiro, transmitiu uma longa reportagem sobre os cães violentos em Portugal. Não condeno a reportagem em si, apesar de ser ter focado mais nas consequências do que nas causas, pouco realçando o facto de os cães se comportarem de acordo com o modo como foram treinados. Mas condeno terem-no passado ontem, que era dia para fomentar o amor pelos animais e não a desconfiança;
- e depois, uma megatransmissão de tourada da gala não sei das quantas.

A serio, isto já não é falta de sensibilidade, isto é falta de respeito! Por quem todos os dias luta pelos direitos dos animais e, acima de tudo, pelos próprios animais. Tenho muita vergonha de uma televisão onde se programam grelhas assim. E, quando fui à página do provedor do telespetador manifestar o meu desagrado, deparei-me com uma série de elogios à «coragem» da RTP por «defender a cultura portuguesa».

E nesse momento, para além de ter vergonha da televisão, comecei a ter também vergonha de uma boa parte do meu país.

11 comentários:

  1. Que vergonha para a RTP! Ainda bem que denunciou aqui a situação, Vespinha.

    E, sim, quando se fala de cães violentos, deve-se chamar a atenção para as causas. Assim, só se consegue piorar a situação: mais abandonos, mais cães mal tratados, que se tornam violentos.

    ResponderEliminar
  2. Regressei para deixar um link:

    http://em2711.blogs.sapo.pt/1857843.html

    Bom feriado ;)

    ResponderEliminar
  3. Não percebo a tua indignação!! A homenagem foi a todos os animais e bestas inqualificáveis que fazem a programação! Serviço público era colocá-los à frente de cães perigosos ou dos touros na arena....

    ResponderEliminar
  4. Sim, isso é que seria uma boa ideia...

    ResponderEliminar
  5. Desde esse dia que não vejo o canal 1. Para mim será o minimo possivel.
    Enchi o fcb dos gajos.
    Palhaços!

    ResponderEliminar
  6. Também andei pelo FB do provedor do telespetador... mas irrita-me tanto aquela gente a dar os «parabéns» à RTP!

    ResponderEliminar
  7. Irrita-te tanto aquela gente a dar os «parabéns» à RTP como irrita aquela gente de te ver a criticar. Em tudo há sempre dois lados. ;)

    ResponderEliminar
  8. E chegou o advogado do diabo! :) Neste caso trata-se de uma questão de bom senso... Podem dar os parabéns à RTP quando quiserem, mas aquele não era o dia.

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem... fiquei maldisposta durante bastante tempo...

    ResponderEliminar