8 de setembro de 2007

Renascido das (quase) cinzas

Tornei-me cliente habitual do Café Império, na Almirante Reis.












Desde pequena que lá ia, com os meus pais e com os meus avós paternos, mas sempre o vi como um local decadente, tristonho, onde uma série de bêbados aparecia ao final da noite, onde as casas de banho eram pouco menos que nojentas e onde as únicas verdadeiras compensações eram o interior do fantástico edifício de Cassiano Branco, classificado pelo IPPAR como imóvel de interesse público, e o maravilhoso bife à Império, para mim o melhor bife com molho de Lisboa. Era o último resistente dos antigos grandes cafés de Lisboa. Entretanto o café foi vendido à IURD, que julgo queria aproveitá-lo para prolongamento da zona de culto. Mas, surpreendentemente, e graças a muita pressão dos empregados, acabou por ser trespassado e abriu com nova gerência.

Há um mês decidi arriscar e experimentar o novo Café Império. Que grande surpresa! O espaço está completamente remodelado, tirando o máximo partido da arquitectura já existente, as mesas e cadeiras são confortáveis, a luz é acolhedora, a louça está personalizada, o enorme restaurante lá de baixo (antes reduzido a cantina manhosa) transformou-se num espaço amplo com um ecrã onde passam filmes mudos e concertos, toda a decoração anda à volta do tema do cinema a preto e branco dos anos 50, o ambiente é cosmopolita… E o bife é o mesmo, com as famosas doses extra de molho! E sem grande aumento de preço… Para tornar tudo perfeito, os empregados (os novos e os antigos, recuperados do antigo Império) são simpatiquíssimos, com uma enorme vontade de agradar.

Desde aí, já lá fui quatro vezes, e prefiro jantar onde jantava há uns anos, lá em cima no varandim. Mas qualquer lugar merece uma visita ao novo Café Império. Boa!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade sim senhor, o Café Império está brutalíssimo. Um ambiente fantástico e único, todos super simpáticos e claro...a comida está divinal como sempre.

www.cafeimperio.com


Beijinhos,