16 de março de 2009

Pré-culpada por ir de mota

Ontem à noite andei de Vespa. Como já não andava há 6 meses, mal me lembrava da falta de cuidado que a maior parte dos condutores demonstra perante as 2 rodas. Em meia hora, se não estivesse com atenção teria sido abalroada pelo menos por 1 carro e por 1 autocarro. E até por uma scooter 50, que por numa descida ir mais depressa do que eu achava que me podia ultrapassar pela direita quando eu ia virar precisamente à direita.

Mas isto são quase pormenores se comparado com o episódio da estação de serviço. Sim, porque ontem apercebi-me de que se for de mota tenho muito mais hipóteses de ser «suspeita de ir praticar um crime».

Páro na BP do Parque das Nações, frente ao Supercor. Como é hábito, saio da Vespa e, sem tirar o capacete, começo a abastecer (normalmente só tiro o capacete depois, quando vou pagar e já tenho as mãos livres). Ouço então os altifalantes a ligarem-se:
- A senhora da mota é favor tirar o capacete. (voz de mulher, tom autoritário)
Retiro o capacete, meio zangada meio a rir. Abasteço e vou pagar. Entro no estabelecimento e pergunto ao empregado que regra é esta.
- Tem de perguntar à minha colega, foi ela que disse. (vira-me costas)
Dirijo-me à «colega».
- Onde é que está escrito que para abastecer tenho de tirar o capacete?
- São regras. (mulher de cabelo grisalho, rabo de cavalo)
- E se também criarem a regra de que tenho de me despir para abastecer?
- São regras. (não consegue dar mais justificações)
- Pois. Provavelmente se viesse de óculos escuros e com um bigode, mas de carro, não me diriam nada. Mas como venho de mota, toca a tirar o capacete, não vá eu fugir e a bomba perder 6 ou 7 litros de gasolina. Chama-se a isto discriminação, e digo-lhe ainda que não gostei do seu tom.
- Qual é a bomba que vai pagar? (quase a perder o único argumento que tinha, o das regras...)
- A mesma em que me mandou tirar o capacete.
E saio, fula. Porque me deu ordens como se fala com um criminoso em potência, porque só me falou assim porque eu estava de mota, porque é muito maior o prejuízo quando um carro abastece sem pagar, porque regras destas deveriam estar afixadas e ser justificadas.

9 comentários:

Anónimo disse...

adorei :)

Anónimo disse...

Mana, realmente é verdade que nas bombas de gasolina tem que se tirar os capacetes. Certo ou errado? Acho que é errado.


Beijinhos,

Vespinha disse...

A mim nunca me tinha acontecido... e acho que agora não vou voltar a experimentar...

Cláudia Abreu Antunes disse...

Mas que parvoíce!! Eu por acaso tiro-o sempre porque não me dá jeito mas sempre vi outros fazerem o mesmo que tu e nunca ouvi ninguém reclamar...
Experimenta noutra bomba!!

Anónimo disse...

Mana, vê aqui outros casos semelhantes:
http://forum.mcv.pt/index.php?topic=3943.0

http://www.motoazores.com/index.php/2006/11/27/abastecimentos-na-galp-so-sem-capacete/


Existem vários tópicos com os mesmo relatos e outros tantos de assaltos por parte de motards que usam o capacete como forma de "camuflagem".


Beijinhos,

Mary disse...

Bem, a julgar pelo que o Miguel descobriu, vais ter de te render... embora (sim), meta nervos!

Anita disse...

sejam regras ou não há maneias e "maneiras" de falar...e essa senhora foi completamente indelicada contigo...deixa lá ...cá para mim ela teve foi inveja da vespa eheheh:))

Vespinha disse...

Grrr...

Anónimo disse...

Não é só com motos. Já me "tentaram" exigir pré-pagamento umas quantas vezes pelo facto de ter carro com matrícula estrangeira. Escusado será dizer que nunca paguei antecipadamente... ou me libertavam a bomba, ou ia a outra...