8 de julho de 2009

Histórias com cães

Não faltam nas livrarias livros técnicos sobre cães, romances e contos com cães, biografias em que entram cães. Mas até hoje 3 marcaram-me para nunca mais me esquecer:

Myra, de Maria Velho da Costa – num livro que mistura a atualidade mais terrível possível (carjacking, imigração de Leste, cães de morte) com o Alentejo e o Algarve mais profundos, conhecemos Myra, uma adolescente russa fugida de casa na Caparica que se torna companheira inseparável de Rambo/Rambô/Rimbaud, um cão de luta que encontra ferido na praia. A história violenta de uma amizade mais forte do que muitos amores. Um livro com uma linguagem por vezes difícil, mas com um ritmo que mal nos deixa respirar.

Timbuktu, de Paul Auster – a história de um velho vagabundo aspirante a poeta contada e comentada pelo seu cão rafeiro, Mr. Bones, que é neste romance a personagem mais humana que há. E depois de a ordem natural das coisas ser invertida, quando o dono morre antes do cão, começa a busca solitária de um novo dono, ou do antigo.


Cão como nós, de Manuel Alegre – uma história extremamente simples, de um cão como eu já tive tantos, como a Twiggy que tenho mas mal vejo, de um ser a que nos ligamos tal e qual como somos, que connosco se comporta tal e qual como é.

6 comentários:

sininho disse...

gaita! ainda não li este do Auster!

triss disse...

Dos três só li o do Manuel Akegre e adorei. Também gostei muito do cão Achado da "Alegoria da Caverna" do Saramago.

Vespinha disse...

Sininho, lê-se num instante, e é sempre bom ainda ter coisas do Auster para ler e não ter de esperar ansiosamente pelo próximo! :)

Triss, desse não me lembro, apesar de já ter lido o livro... mas acho que já foi há muito tempo... :(

estouparaaquivirada disse...

Fiquei mesmo interessada em ler o do
Auster vai ser a minha próxima escolha.
É bom encontrar opiniões sobre livros!
xx

Isabel disse...

Querida Vespinha, agora que já conto como um dos dedos das tuas mãos, tenho o privilégio de poder comentar os teus pensamentos :)
O Timbuktu é ma-ra-vi-lho-so, de facto.
E o Marley e Eu, nunca leste? Foi um dos melhores livros do ano em que foi lançado, nos tops do New York Times...

Anónimo disse...

Gostei muito do livro Edgar Sawtelle, contém também na história uma cadela chamada Almondine.