5 de fevereiro de 2011

Esta é de filme

Eu sempre gostei bastante do Tio Patinhas e dos seus mergulhos numa piscina cheia de notas e moedas, mas até há pouco não tinha a mais pequena noção do que seria uma casa-forte. Sei que a do Banco de Portugal fica algures no Carregado, à prova de qualquer tipo de assalto. Mas agora tive a oportunidade de conhecer esta:

Inauguradas em 1964, as casas-fortes do antigo Banco Nacional Ultramarino eram verdadeiramente luxuosas, para combinar com as riquezas que guardariam. Construídas na cave da sede do banco, na rua Augusta, são de tal modo estanques e seguras que qualquer inundação na Baixa não as afectará. E a sua remoção implicaria alterações de fundo em todo o edifício. Agora, graças à presença do MUDE no local, parte das instalações foram abertas ao público, a propósito de uma exposição sobre sementes.

Eu acho que não se deve perder a oportunidade de visitar esta parte das antigas casas-fortes. Até porque, a avaliar pela espessura das portas, não haverá qualquer hipótese de entrar lá dentro a não ser que alguém no-las abra de livre vontade e com a combinação certa.

Estas imagens são apenas um appetizer, mais podem ser consultadas aqui. Ou directamente no local até 20 de Março, a sério que qualquer fotografia não lhe faz jus.

Sem comentários: