7 de outubro de 2011

De olhos bem abertos...

... é como devemos andar. Não quero ser demasiado alarmista, mas alertar para gestos simples como olhar bem à volta quando nos dirigimos para casa ou para o carro, disfarçar quando vemos alguém suspeito, trancá-lo quando entramos lá dentro. E contra mim falo, porque tenho sido uma descuidada nestas coisas. As histórias que ouvia sempre me chegaram através de uma corrente de mails, ou tinham-se passado com uma amiga de uma amiga. Mas desta vez foi mais próximo.

Na madrugada de 4 para 5 de outubro (véspera de feriado, portanto), a J. dirigiu-se para o carro na zona de Santos, perto d'A Barraca, com mais 3 amigos. As ruas estavam cheias de gente, a noite estava quente, a zona era tudo menos isolada. Já sentados lá dentro, foram confrontados por quatro homens armados com uma caçadeira que os obrigaram a sair do carro e, depois de alguma confusão, arrancaram com ele. O carro apareceu horas depois na Costa de Caparica, em bastante mau estado, depois de ter estado envolvido num tiroteio.

A história terminou apenas com danos materiais mas podia ter acabado muito pior. E pergunto-me a que estado está a chegar este país quando os roubos são feitos cara a cara, à vista desarmada, com recurso a armas. Começo a ter medo.

PS: A última história deste género que tinha ouvido, narrada também na primeira pessoa, aconteceu há uns anos em Luanda, com uma amiga. No meio do trânsito, homens armados obrigaram-nas a sair do carro e fugiram com ele. Mas isto foi há uns anos. Em Luanda. Não em Lisboa, no bairro de Santos, com as ruas pejadas de gente.

6 comentários:

paraquedista disse...

Doce vespa,

Cuidado
Mas não medo

Esperteza
Mas não medo

Desembaraço
Mas não medo

O medo é uma arma de destruição.
Global.
E mói. E mata.

joana disse...

lá está uma das coisas boas que se podem tirar desta história: o facto de toda a gente que a ouviu passar de certeza a ter mais cuidado e, quem sabe, a evitar um dia uma coisa assim, mesmo sem saber.
beijinho, rita*

Vespinha disse...

Precisely! :)

joana disse...

e estava agora a pensar que um dos pontos positivos desta história toda é que não vou ter de ser eu a pagar o arranjo da mossa que fiz há meses e do espelho que me desengonçaram à porta do trabalho! hihi

Vespinha disse...

Chiu... (sim, vais ficar com o carro novinho em folha! :)

joana disse...

:)))