27 de agosto de 2012

Para um currículo de educação cívica

Ao contrário do que acontece no Algarve, e em Lisboa ainda mais, tenho nos últimos dias tido oportunidade de me cruzar com o turismo do "vá para fora cá dentro". No Gerês não há estrangeiros, apenas emigrantes de férias ou portugueses a passar uns dias. Por isso, tenho tido oportunidade de observar o que são os "nossos" comportamentos e a nossa educação cívica (ou a falta dela).

Estou assim a preparar uma lista daquilo que colocaria num currículo de educação cívica se fosse ministra da Educação. Já tenho uma lista de itens em carteira, mas aceito as vossas sugestões.

7 comentários:

strait disse...

sinceramente o maior problema nacional é a "chico espertisse"... ontem perdi largos minutos numa fila porque os espertos dos outros condutores, em vez de tomarem o seu lugar na fila de transito, optaram por usar as outras faixas de rodagem para lá na frente se meterem na fila.

CAP CRÉUS disse...

Não se é isto que pretendes. :-)
Não cuspir para o chão
Lixo é nos recipientes próprios (seja na praia, na rua, no campo).
Aprender a estacionar, respeitando todos à sua volta.
Não apitar à noite
Aprender que se deve fechar a porta do local onde vive, para segurança de todos.
Apanhar os dejectos caninos.
Aprender a estacionar a motinha e não estacionar onde apetece apenas porque é uma mota.
E há mais...:-)

agostinha13 disse...

Não atirar lixo do nosso automóvel para os outros veículos...
Colocar a pastilha elástica no lixo e não no chão...
Respeitar uma fila..enfim....
Acho que vais ter muito que escrever, infelizmente.. :(

Vespinha disse...

Boa, boa! É isto mesmo, keep going on!

paraquedista disse...

Sorrir. Que a primeira reação quando nos cruzamos com outro ser humano (aplicável também a cães, gatos e outros seres vivos) seja sorrir. E, se possível, acompanhar o sorriso com algumas palavras. Sugestão do chefe: boa tarde.
E confiar. Mais de 80% das pessoas não sorriem para nos distrair do parceiro que, ali ao lado, faz deslizar com habilidade a nossa (magrita?) carteira.
Sem confiança não há democracia.

Lígia disse...

Epa, ainda ontem falava do "Chico-Espertismo" (eu chamo assim:P) ali como a/o Strait! Nas estrada então, é algo que me faz inchar as veias!!
Depois, o "com licença e obrigado" não fazia mal a ninguém, já para não falar do lixo no chão (é uma vergonha...) e da falta de civismo para com os animais, que são tratados como "coisas" muitas vezes...
Eu custa-me mesmo, ter estado num sítio com estrangeiros e lusos à mistura, e ter inevitavelmente que comparar uns e outros...as conclusões estão à vista no estado do país.:/

joao disse...

saudar e agradecer.olhar na horizontal sem arrogância ou subserviência