25 de setembro de 2012

Gold, de Chris Cleave


A capa deste livro chamou por mim. E quando lá cheguei reparei que não tinha uma sinopse. Porque, como se diz na contracapa, «aqui é onde lhe diríamos de que trata este livro. Mas com Chris Cleave é diferente... O assunto é apenas uma parte da história, o que realmente interessa é aquilo que o livro nos faz sentir».

Pois ainda bem que Gold não tinha uma sinopse, porque se calhar se a tivesse eu não o teria comprado, de todo. E ainda bem que comprei. Em Gold acompanhamos o progresso de duas amigas e ciclistas de alta competição a nível olímpico. Uma, Zoe, cheia de fantasmas de infância, luta pelo sucesso a todo o custo. A outra, Kate, apesar de extremamente competente, acaba sempre por deixar que a família passe à frente da carreira. Pelo meio, o treinador de ambas, o marido da segunda que já esteve envolvido com a primeira, e a filha do casal. Uma criança com leucemia mas que tudo faz para não parecer fraca perante os pais, preocupada com a sua serenidade.

Assim descrito, parece quase uma telenovela. Mas não é nada. É um livro muito bem escrito, com várias visões e onde em 3 dias ficamos a conhecer toda a vida das principais personagens. Há momentos de reflexão pura. E há momentos muito duros, como quando Zoe recorda ter visto o irmão morto. A contracapa estava certa, qualquer sinopse não faz jus ao que este livro contém.

Gold foi lançado este ano e penso que ainda não foi traduzido em Portugal, mas a Asa já há outros livros de Chris Cleave, por isso calculo que este siga o mesmo caminho. Espero que sim.

4 comentários:

MJ With Love disse...

e leste-o num ápice, não foi? lembro-me de ainda noutro dia teres dito que ias começar a lê-lo.

xx

Vespinha disse...

Sim, eu leio rápido, e leio todas as noites. :)

homem sem blogue disse...

Fiquei preso...

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Vespinha disse...

E tu ainda por cima gostas de desporto... vais gostar!