26 de dezembro de 2012

O meu Natal este ano


Foto retirada do Facebook do meu irmão.

No dia 24 deste ano, tal como o ano passado, fomos almoçar com a minha mãe ao El Corte Inglés (já depois de ela no dia anterior ter deixado as sobremesas todas feitas), e ver um filme não natalício, não lamechas mas de preferência a acabar bem (este ano foi Argo). Um sessão que acabasse cedo e que ainda nos permitisse ir para casa pôr uma mesa bem bonita. Eu ainda consegui dormir uma sesta na sala, porque adoro dormir sestas enquanto ouço uma azáfama saudável à minha volta.

Os presentes já estão todos debaixo da árvore, e pelas 20h chega o meu tio e primos. Comemos o mesmo de sempre, bacalhau com todos, com calma mas atentos ao relógio. Pelas 22h30 saímos para a Missa do Galo (a igreja fica a uns 100 ou 200 metros de cada da minha mãe), onde cantamos, rimos, recordamos quem já cá não está e nos beijamos uns aos outros.

Voltamos para casa para abrir os presentes. É incrível os presentes que a minha mãe recebe, de tantas amigas que tem! E a alegria com que os abre, sempre como se fosse o primeiro. Este ano ainda tivemos bastantes, mas todos com significados muito especiais. O meu e os dos meus irmãos ficam sempre para o fim, pois são os que geram mais brincadeiras com as pistas que nos vamos dando. Já passa das 2h da manhã quando venho para casa, a pensar que quero que para o ano seja igual.

No dia 25, pudemos estar finalmente com o meu pai aqui em casa, num almoço mais modesto (é que ele bacalhau nem vê-lo) mas com a boa disposição e as piadas de sempre.

Tenho pena de não ser como há 30 anos, mas orgulha-me o facto de termos reinventado tradições e reencontrado um novo equilíbrio. É bonito também.

12 comentários:

Miguel Oliveira disse...

O teu irmão tem um arquivo fotográfico que "sim senhor"!! :p :p

Beijinhos,
Mano

Vespinha disse...

E ainda não me passou ele aquelas fotos que tanto quero do meu quarto de adolescente! :)

Filipa disse...

Quero mesmo ir ver esse filme acho que é mesmo espetacular...gostaste?

Http://styleloveandsushi.blogspot.com

Vespinha disse...

Imenso, falarei dele amanhã ou depois.

Miguel Oliveira disse...

Ooops, já meti a "viola no saco". :p :p Quando menos esperares vais ter uma surpresa na tua caixa de e-mails. :p eh eh

Filipa, vale mesmo a pena, o filme é muito bom. :) Pena é que no final morram todos!! :p :p hi hi

Vespinha disse...

Mano, mal posso esperar!

Filipa, ignora o meu irmão, tem um sentido de humor muito sui generis... mas que eu adoro!

Pippa Coco disse...

Espero que tenhas tido um Natal muito Feliz! beijinhos

pippacoco.blogspot.pt

homem sem blogue disse...

Primeiro, o filme é espectacular :)

Depois, o relato do teu Natal é ainda melhor. Adorei a sesta :)

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Vespinha disse...

Sim, foi uma sesta daquelas em que ouves barulhos mas serenos, sabes?

Quiosque do Ken disse...

Feliz Natal ;) que ainda vou a tempo! ;) que maravilha de arvore ;)

Anónimo disse...

Gosto da vossa relação :)

joana disse...

é muito bonito mesmo :) ***