5 de março de 2014

Deixem falar as pedras, de David Machado

Confesso que este autor me tinha passado um pouco ao lado, apesar do sucesso do seu Índice médio de felicidade. Este livro é anterior e despertou-me para um jovem autor que se faz grande.

É um romance sobre a memória, mas também um romance cheio de História e de histórias. A partir do relato de um adolescente com quem o avô vive, percorremos a vida de Nicolau Amadeu pelas histórias que contou ao neto e que agora este quer vingar. Histórias sempre de sofrimento, de violência, de injustiça, e quase sempre com o mesmo culpado. Mas qual será a versão do dito culpado?

Um livro sobre como a memória pode criar várias verdades, e que nos recorda que provavelmente as nossas verdades são também assim: muitas vezes construídas de memórias por vezes enviesadas.

Aceito o Índice médio de felicidade, quando um dia se lembrarem de mim.

4 comentários:

Celeste Silveira disse...

Plenamente de acordo, Vespinha! Quanto à leitura do ao "Indice..." fica uma sugestão: Porque não uma visitinha à Biblioteca Pública mais perto de si? São tão convidativas, as 'maganas'!

Vespinha disse...

Ainda bem que ambas gostámos. :) Eu, que sou uma leitora compulsiva, sou também uma compradora de livros compulsiva, nunca fui frequentadora de bibliotecas púbicas. Shame on me...

Celeste Silveira disse...

Não existe qualquer motivo para vergonha, Vespinha. Eu antes de entrar para a cerreira de bibliotecária também comprava muitos livros. Agora nem tanto... é que eles estão aqui tão à mão. E estou sempre no meio dos livros, sou uma sortuda...
Estou a gostar também da Munro e dos seus "contos de amor".

Vespinha disse...

Agora estou a ler um norte-americano mais light. .)