25 de março de 2015

A vida secreta das máquinas, de Rodrigo Leão

Quando comprei os bilhetes para este concerto, há uns meses, só sabia que ia a um espetáculo de Rodrigo Leão. Sou fã incondicional do compositor, gosto de tudo: do que compõe, da forma como escolhe os seus convidados, da sua humildade em palco, ficando sempre em segundo plano quando ele é a alma de tudo ali.

Há uns dias, apercebi-me de ia a assistir a um concerto 100% instrumental, o que confesso que me deixou um pouco apreensiva. Então não haveria convidados? Novas canções mágicas para ficarem na nossa cabeça?

Pois Rodrigo Leão conseguiu, depois de todos estes anos, fazer-nos mais uma grande surpresa: um concerto totalmente instrumental, sim (teclados eletrónicos, trompete, violinos, viola d'arco, violoncelo, guitarra elétrica, xilofone, trompete e sintetizador), mas um concerto que nos toca na alma e nos deixa num estado de felicidade estranha. Adianto ainda que a conjugação dos músicos com as imagens antigas exacerbam tudo isto.

Este «A vida secreta das máquinas» mistura música com mecanismos, roldanas, gruas e até programação, com um resultado extraordinário. Inspirado numa viagem a Goa, em que com o iPhone gravou sons de velhas instalações elétricas, no regresso a Lisboa os barulhos das máquinas continuaram a gravar-se na cabeça de Rodrigo Leão, através do som das obras na cidade.

O resultado é este, extraordinário:

2 comentários:

Ricardo disse...

Gostava de ter ido ver... mas já gastei 5 vezes dinheiro para concertos do Rodrigo Leão. Agora há outras prioridades! :-)

Vespinha disse...

Também já devo ter ido a uns 4 ou 5, contando com o de ontem. :)