9 de fevereiro de 2017

A gorda, de Isabela Figueiredo

Este livro não me entusiasmou. Andei a despachar outro para começar este, que chamava por mim, e acabei por não aprender grande coisa.

Maria Luísa é agora uma mulher acabada de fazer uma gastrectomia, e toda a história se passa para trás, nos tempos em que era gorda e com alguns saltos no tempo para a frente e para trás. Fala dos tempos em que não viveu com os pais depois de ter vindo de Moçambique, depois da vida com os mesmos num apartamento da margem sul, e finamente da vida apenas com a mãe quando o pai morreu. Teve alguns namorados, por quem foi humilhada devido à sua aparência, namorados que apesar de terem vergonha dela não a largavam.

O livro fala, no fundo, de uma miúda como tantas outras, mas não me trouxe grande novidade e fiquei com a sensação de ter lido mais um livro deprimente sobre a vida em alguns subúrbios portugueses. A crítica, de um modo geral, adorou o livro. Eu não.

Sem comentários: