18 de abril de 2017

Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich

Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura em 2015, tem um estilo muito próprio: dá voz aos outros através da sua própria voz. Pelo que sei, a técnica é visível em outros seus livros, mas neste Vozes de Chernobyl o relevo que ganha é imenso.

Svetlana entrevistou várias vezes mais de 500 pessoas acerca do desastre na central nuclear ucraniana em 1986. Desses depoimentos (por ela apelidados de «monólogos»), mais de 100 estão neste livro: bombeiros que lá estiveram nos primeiros dias, médicos, pais e mães, maridos e mulheres. Pessoas que sofreram na pele os efeitos de uma radiação para a qual não estavam preparadas, pessoas que viram os seus familiares morrer devagar das formas mais horríveis, pessoas que tiveram de deixar as suas casas e toda uma vida devido ao acidente. E tudo sob o olhar comprometido das autoridades soviéticas, que enviaram para o local do acidente pessoas mal preparadas e que não agiram de forma célere na evacuação.

Ainda hoje, mais de 30 anos depois, Chernobyl é uma nódoa negra no nosso planeta, nódoa na qual, por efeito das radiações, ainda ninguém pode tocar nem sabe quando o poderá fazer.

Vale a pena ler este livro de testemunhos, vale muito a pena. E depois investigar um pouco mais sobre algo que aconteceu longe mas que poderia acontecer mesmo aqui ao lado.

3 comentários:

Maria do Mundo disse...

Já me tinham recomendado. Mas ando tão preguiçosa para ler!

CAP CRÉUS disse...

Obrigado!

Vespinha disse...

E podem lê-lo aos bocados e tudo! :)