23 de outubro de 2017

Boneco de neve, de Tomas Alfredson

Há anos que quero ler um policial do norueguês Jo Nesbo, mas até agora nunca calhou. Este título era um deles.

Adaptado agora ao cinema por Tomas Alfredson, o realizador de A toupeira (de que gostei bastante), Boneco de neve é um dos mais conhecidos livros de Nesbo, retratando bem a desolação e as paisagens gélidas da Noruega. Isto, pelo menos, é bem evidente no filme.

Em Oslo, o detetive Harry Hole (um alcoólico com uma vida totalmente desregrada), interpretado por Michael Fassbender, investiga o caso de uma mulher desaparecida numa noite de nevão. Acompanhado por uma colega da unidade em que trabalha, vai encontrando paralelismos com crimes passados e com outros que vão surgindo: o assassino ataca em noites de nevão, sendo as suas vítimas preferencialmente mulheres com filhos e com vidas conjugais complicadas.

Adorei o ambiente do filme, o frio que se transmite tão bem, o suspense que nos faz temer até quem está na cadeira ao lado, o ambiente opressivo que atravessa todo o filme. Mas encontrei demasiadas pontas soltas, cenas de que não percebi o sentido, ficando com a ideia de que há muita coisa que no livro deve estar ligada e explicada mas no filme não. Resta-me agora ler o livro para o saber. Tem mesmo de ser.

3 comentários:

Anónimo disse...

dos melhores livros de jo nesbo que já li, acho que nem vou ver o filme pelas criticas que fazem

Mónica disse...

Não li o livro, mas o filme não é nada de especial.
Tal como tu, achei que havia ali imensas pontas soltas. A expetativa era grande e...

Vespinha disse...

Pois, teremos mesmo de ler o livro...