28 de novembro de 2017

The Stepford wives, de Ira Levin

Li este livro quase de seguida a Rosemary’s baby, do mesmo autor. Sendo uma história num registo totalmente diferente da primeira, tem como denominador comum retratar uma situação bizarra e não nos deixar conseguir pôr o livro de lado durante muito tempo.

Joanna Eberhart muda-se com o marido de Nova Iorque para Stepford, na tentativa de terem uma vida mais tranquila e poderem criar os filhos num ambiente mais seguro. Stepford é uma pequena cidade pacífica, habitada por famílias compostas por pais trabalhadores (geralmente com cargos de responsabilidade e ligações às tecnologias) e por mães donas de casa perfeitas. Além de terem as casas impecáveis, elas próprias são um modelo feminino, dignas de aparecer em qualquer anúncio a produtos domésticos.

Neste ambiente, Joanna tem dificuldade em enquadrar-se e em viver num mundo dominado pelos homens, em que as mulheres existem praticamente só para os servir. Mas no meio de tantas esposas encantadoras conhece duas que são diferentes, mulheres com outros interesses, mulheres como ela. Só que, a dada altura, e após supostos fins de semana românticos com os maridos, também elas se transformam em verdadeiras fadas do lar, renegando tudo o resto. O que estará a acontecer para se darem tão grandes mudanças? Será Joanna a próxima?

O livro apresenta uma explicação nas entrelinhas, uma explicação sinistra que projetava já nos anos 70 muito do que estamos a viver nos dias de hoje.

2 comentários:

Kique disse...

Partilhado

Se puder seguir o meu blog tb e adicionar ao seu blog roll agradeço
Kique
https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt

Anónimo disse...

Aproveite e, depois do livro, veja o filme com Nicole Kidman e Matthew Broderick.

Mulheres Perfeitas
2004 ‧ Filme de ficção científica/Thriller ‧ 1h 33m
Joanna, executiva de TV, é demitida e sofre um colapso nervoso. Com o intuito de ajudar a esposa, o marido de Joana a leva para uma cidade do interior, Stepford, junto com seus dois filhos. Nesta comunidade tudo parece perfeito: as casas são computadorizadas, a vizinhança nunca dá problemas, as crianças são alegres e as mulheres são excelentes donas de casa, obedecendo os maridos com grande dedicação. A executiva fica desconfiada de tanta perfeição e começa a investigar a cidade.