26 de março de 2018

Rodrigo Leão até (não) me fartar


Já perdi a conta aos concertos de Rodrigo Leão a que já fui. Instrumentais, só com orquestra, com convidados novos, com convidados já conhecidos, com ou sem imagens a acompanhar. Em todos há um denominador comum: a criatividade e a humildade de Rodrigo Leão. Quase me comove a forma como o músico consegue ficar sempre na retaguarda dando o protagonismo aos outros, mantendo no entanto uma presença incontornável.

Na semana passada, fui ao CCB vê-lo com Scott Matthew, uma das suas descobertas que acabou por se tornar num dos meus favoritos. Sala ótima, acústica excelente, músicos irrepreensíveis e os assistentes de sala a impedir o público de tirar fotografias com os telemóveis, o que é sempre muito incomodativo.

À entrada deram-me um folheto que me obrigou a fazer já um registo na agenda: o concerto O Aniversário dos 25 anos de carreira, agendado o Porto e Lisboa para os dias 8, 9 e 10 de novembro. Pena ser no Coliseu, sala que precisava de uma reformulação profunda a bem da música e de quem gosta dela.

Para quem quiser ir acompanhando este ano de comemorações, estão ainda agendados os seguintes eventos:
- CD duplo OAniversário com temas instrumentais e as colaborações de Rodrigo Leão com outros artistas. Deste CD resultarão os concertos em novembro no Porto e em Lisboa;
- concerto instrumental «O ensaio», em abril em Lisboa e em Braga com o alemão Hauschka;
- concerto «Os portugueses», baseado na banda sonora de Portugal - Um retrato social, em junho no Porto e em Lisboa.

Só mesmo quem não gosta terá uma desculpa para não ir ver.

2 comentários:

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Posso ir????
Ai que tristeza morar tão longe!!!
O que é CCB?

Vespinha disse...

Ele é mesmo um grande senhor!

O CCB é o Centro Cultural de Belém, um espaço de espetáculos e exposições: https://www.ccb.pt/Default/pt/Inicio