30 de julho de 2018

Declaração do meu Pai a um Querido Amigo

Acordámos cedo com o mesmo desejo. Encontrámo-nos logo no primeiro dia, na velha Faculdade de Ciências, na aula de Física Médica, e desde então estudámos, conversámos, rimos e discutimos. 

Completámos, faz hoje 42 anos, a nossa licenciatura. A nossa carreira académica foi em tudo semelhante. Eu sei o que tu sabias, tu sabias o que eu sei. Temos a mesma visão do mundo, seguimos os ensinamento do Prof Abel Salazar: «Médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe.» Cada qual na sua área ajudámos, posso dizê-lo, milhares de pessoas e nunca nos moveu objectivos financeiros.

As nossas vidas seguiram fisicamente separadas, mas unidas nos objectivos e corações.

Obrigado por teres entrado na minha vida e de muitos dos meus. Infelizmente não te posso agradecer pessoalmente.

Serás sempre, sempre, o meu Amigo
JOÃO FREDERICO

Nota minha:
O Dr. João, amigo de há mais de 40 anos do meu Pai (e mais tarde também da minha Mãe), foi a pessoa que há uns anos me salvou dos meus próprios pensamentos, antes e depois do nascimento das minhas filhas, quando o meu medo de morrer abafava a minha alegria de viver. Foi mais do que um psiquiatra, foi um amigo que se preocupava comigo mais do que muitos que tenho. Devo-lhe imenso, mais do que ele alguma vez possa suspeitar.
O Dr. João faz hoje 42 anos de curso.
O Dr. João faz hoje 66 anos de vida.
No dia 26 de abril, o Dr. João estava sozinho no seu consultório quando teve uma paragem cardiorrespiratória, estando mais de meia hora sem oxigenação cerebral. Desde aí, encontra-se numa espécie de coma, sem reagir a quaisquer estímulos. Não há esperança, dizem os colegas que o admiram mais do que todos. Mas eu, irracionalmente, acredito em milagres, e quando estou em casa acendo todos os dias uma vela por ele
O mundo precisa de si, Dr. João.
Um grande beijinho cheio de gratidão.

1 comentário:

madalenaoliveira3@gmail.com disse...

Também meu Amigo.
O "nosso" João Frederico
Com ele "fiz" no Centro da Taipa, o Curso de Toxicodependência
Com ele, fiz consultas dessa valência, no Centro de Mira Sintra, extensão do Centro de Saúde do Cacém

Contigo sei o que sei sobre - Toxicodependência
Obrigada João

Que pena temos.

Uma imensidão de beijinhos
Madalena