11 de julho de 2018

Longe do mar, de Paulo Moura

Paulo Moura é jornalista e, em agosto de 2007, publicou uma série de reportagens no jornal Público sobre a Estrada Nacional 2, que atravessa Portugal de Chaves a Faro ao longo de mais de 700 km.

A história da EN2 é, acima de tudo, a história das suas pessoas, e um pretexto para conhecer um Portugal que já não existe e que mal suspeitávamos da sua existência.

Ficamos a conhecer Joaquina, que durante 20 anos viveu totalmente sozinha com a filha pequena na remota aldeia da Anta, só no fim do livro descobrindo o verdadeiro porquê deste isolamento. Recuamos 50 anos e vivemos o esplendor e a miséria de Tortosendo, onde a vida faustosa dos donos das fábricas de lanifícios contrastava com a de todos os que viviam em seu redor. Quase sentimos na pele a extrema pobreza, quando muitas vezes as refeições eram constituídas por uma panela de água quente com 4 feijões e meia batata, quando os havia. Somos apresentados a um ferreiro que ainda trabalha à moda antiga, casado com uma mulher que o ajuda e que aproveita cada intervalo para pôr a leitura em dia. E muitas coisas mais.

Um retrato que não é o de uma estrada mas o de um povo, cujas vidas coincidiam sobretudo na pobreza e na vida próxima daquela via de comunicação.

Sem comentários: