2 de abril de 2019

O tempo das crianças, vários

Esta é uma antologia de contos de escritores de renome, todos sobre a infância e tão variados quanto memórias e ficções que passam pela solidão, pelo amor, pela amizade, pelo abuso, pelo isolamento, pela formação da personalidade. Mas estava à espera de mais.

Os de que mais gostei: «Invierno», de Junot Díaz, sobre o desenquadramento de crianças que são forçadas a adaptar-se devido à emigração dos pais; «Clowns in clover», de Nadine Gordimer, sobre a perspetiva das crianças sobre o mundo adulto; «A casa dos animais», de Lídia Jorge, sobre como simples animais mortos podem salvar a vida de uma adolescente; «A minha irmã Cisne», de Katherine Vaz, sobre o amor por uma irmã bebé que não vai durar muito; e «Ilha Teresa» (que depois se transformou todo ele em livro), de Richard Zimler, sobre uma adolescente a ter de lidar com a doença do pai num país em que tudo é novo para ela.

Não posso dizer que os restantes contos sejam maus, porque não o são, mas a verdade é que este livro não me deixou muitas marcas. Mas a culpa também pode ser minha, que raramente preservo na memória livros de contos.

Sem comentários: