18 de fevereiro de 2010

Uma questão de oportunidade

Acabo de me aperceber de que Mário Crespo lançou a semana passada o livro «A última crónica», com a crónica da discórdia e mais de 100 publicadas ao longo dos últimos 3 anos no Expresso, no Diabo e no Jornal de Notícias. Diz que é uma «resposta à censura». Diz que nunca pensou em publicar um livro de crónicas mas que é um «dever ético em termos jornalísticos».

Independentemente do desfecho que o caso Face Oculta e afins venha a ter, a verdade é que a publicação tão rápida deste livro de Mário Crespo foi no mínimo estranha. Escolher, compilar, editar, paginar e rever mais de 100 crónicas em 15 dias parece-me de facto tarefa difícil. Fazer uma boa capa e imprimir o livro com qualidade também. E do prefácio de Medina Carreira nem se fala. E da editora Alêtheia, de Zita Seabra, também não.

Com este livro, o jornalista Mário Crespo mata dois coelhos de uma só cajadada: republica as ditas crónicas (embora me pareça que não se pode chamar jornalista a quem publica o que «alguém» ouviu dizer acerca de si próprio) e ganhará com certeza uns trocos de alguns leitores portugueses ávidos de mais sangue.

Que jeito que este escândalo vem dar.

Não resisto a publicar esta fotografia da revista Lux com Manuela Moura Guedes a dar um beijinho na cabeça do colega enquanto ele assina o livro na sessão de autógrafos...


5 comentários:

Anónimo disse...

esta história dá-me vómitos! (e ainda não tinha visto o beijo no cabelo do rapaz...)

Miguel disse...

Que coisa mais amorosa, nessa fotografia ficaram mesmo fofos. =) he he

Já alguém viu o desmentido feito pela Presidência da República em relação às acusações que o Crespo fez das alegadas pressões feitas pelo PR? Então vejam no site da Presidência, pois parece que os jonrais não estão a ligar muito...estranho.

É o que dá disparar para todos os lados com os olhos vendados....


Beijinhos,

Vespinha disse...

Que saudades tenho daquele Mário Crespo que falava de efemérides e curiosidades com voz séria enquanto passava a meteorologia para o dia seguinte... E do apresentador dos 60 minutos... E do jornalista que não andava a dar entrevistas à Lux...

Anónimo disse...

Estou fora do pais e tenho seguido esta historia de uma forma bastante limitada (so atraves dos jornais e da blogosfera). Mas alegra-me saber que ainda ha pelo pais pessoas que nao acreditam em tudo que e' dito nos media. E' que de fora, eles e' que parecem controlar a informacao disponivel.... Por favor, passa e defende esta tua interpretacao da historia ao maximo de pessoas que possas. Ninguem sabe (sabera?) as verdades, mas pelo menos fara mais pessoas questionar os interesses dos media nacionais no poder em Portugal...

Mary disse...

Não consigo falar muito sobre este assunto, tenho medo que a gastroenterite (nomeadamente os vómitos) se agrave... por tudo o que aconteceu e sobretudo pela fotografia (que desconhecia) dos quiduchos...! Aaaarrrrgggggghhhhh!