31 de agosto de 2010

Um dia de calor no zoo...

... deixa os animais neste estado:
E eu só não fiquei na mesma porque tinha Baby V. a puxar por mim e a não me deixar parar. Estarei assim dentro de 10 minutos.

29 de agosto de 2010

O perfume

Espero ansiosamente pela floração da minha dama-da-noite (nome científico, Cestrum nocturnum), comprada no Algarve este verão depois de a ter namorado o ano passado. Assim que a noite cai, e desde que esteja florida, esta planta arbustiva liberta um perfume singular, forte como nunca senti em qualquer outra flor. Espero que as gatas não descubram que, além do cheiro, gostam do sabor...

28 de agosto de 2010

Tenho andado muito calada...

... porque estou a entrar na quarta semana de férias, tenho andado pelo Algarve, Ericeira e Adraga, e ainda tenho este livrito para acabar antes de ir passar uns dias a Barcelona.

01040368_Os_Pilares_da_Terra_vol_2.jpg

A última vez que me lembro de ter lido uma obra de fôlego durante as férias de verão terá sido há uns 15 anos - a trilogia d’O senhor dos anéis, bem antes de os filmes aparecerem. Na altura, conheci o fantástico mundo de Tolkien; desta vez, Ken Follet tem-me ensinado bastante sobre a vida na baixa idade média, sobre a construção de catedrais, sobre o quotidiano nos mosteiros e sobre os jogos de forças entre o clero, a nobreza e o povo. Que difícil vai ser regressar ao século XXI.