10 de dezembro de 2007

A saga só agora começou...

«Cheira-me» (e isto fica entre aspas porque só alguns vão perceber o sentido da expressão) que a minha saga de compra e venda de casas vai ser muito, muito longa, com direito a preview e depois diversas sequelas do filme principal...

Stress n.º 1 - a compra: Finalmente decidida pela compra, lá fui para o banco (que dizem ter as melhores taxas do mercado) armada de todos os papéis e mais alguns para pedir o empréstimo do valor que falta. Ia de facto satisfeita, pelo menos desta vez estava prevenida com tudo: recibos de ordenado, n.º de sapatos e de calças que uso, declaração da entidade patronal, quantidade de calorias que ingiro por dia, cópias de extractos bancários, relatório das férias dos últimos 6 anos, cópia da escritura da casa actual, nº diário de vezes que me assoo quando estou constipada, cópia do últimmo IRS... Não havia mesmo mais nada que me pudessem pedir. Mas estava enganada. Porque, como ainda tenho uma casa para vender, e porque a quantia é considerável, vou ter de arranjar um fiador. Isto é: vou ter de arranjar todos estes documentos do meu pai. Não vai ser tarefa fácil.

Stress n.º 2 - a venda: Chegada a casa do banco, e incentivada por a minha primeira possível compradora ontem ter gostado da casa, peguei na máquina fotográfica, fotografei todas as divisões de todos os ângulos e mais algum e decidi começar a pôr anúncios em alguns sites. Só o conseguir fazer num, e mal. Primeiro, porque as imagens eram muito pesadas; depois, porque me faltavam alguns dados; por último, o site bloqueou e só me deixou colocar duas fotografias. Mas mesmo assim, 2 horas depois já me ligava um agente imobiliário a propor comercializá-la. E a insistir. E a insistir. E a insistir. Lá cedi a mostrar-lhe a casa amanhã, a avisá-lo de que não lhe dou exclusividade e a ser inflexível no valor com que quero ficar. Das duas uma: ou vai ser muito fácil vender a casa ou estão a gozar com a minha cara.

Cenas dos próximos episódios: ??

3 comentários:

Mary disse...

Eu sei que custam dinheiro, mas essa é a vantagem das agências: fazem TUDO por ti e só tens de aparecer para assinar a escritura :-)

M disse...

Os meus pais venderam a casa deles sem agência nenhuma.

A parte do banco ainda me parece o mais difícil. Negocias, dps daqui a uns anos voltas a negociar amortização...

N dá p comprimires as fotografias, perguntares a alguém q perceba do assunto?

Vespinha disse...

As agências servem mais para quem compra do que para quem vende, pois neste caso é que tem de se tratar da papelada... Mas vou receber o vendedor, afinal ele não me pode obrigar a fazer nenhum negócio e eu sei muito bem o que quero.

Prima, o valor que vou pedir é o justo, está precisamente dentro do que se pede aqui no bairro. Com a diferença que a minha casa é MUITO mais gira!