21 de junho de 2008

O dia mais longo

Tem anoitecido tarde nos últimos dias, e às 10h da noite ainda se vê luz do dia. Mas hoje vai anoitecer mais tarde ainda. Porque é hoje, aqui no hemisfério norte, que se dá o solstício de Verão, um dos dois dias do ano em que o Sol se encontra mais afastado, em latitude, da linha do equador (o outro é no solstício de Inverno, a 21 de Dezembro, a noite mais longa).

O solstício de Verão marca também o início de uma das estações mais aguardadas, pelo significado de descanso que tem. O Google dá-lhe assim as boas vindas, com uma imagem que evoca claramente longos fins de tarde na praia:

O que acabo de ler - Um homem bom é difícil de encontrar, de Flannery O'Connor:

São 10 contos um pouco estranhos, todos passados na América sulista dos anos 40-50. Apesar de a crítica os classificar como assombrosos e inesperados, obras-primas imprevisíveis ao estilo de Kafka, a mim não me surpreenderam assim tanto. Sim, há finais improváveis, mas a meio do conto eu já os previa. Não achei assim tão fantástico, mas gostei de «O preto artificial», «A gente sã do campo» e «A pessoa deslocada».

3 comentários:

Mary disse...

Se calhar por estar há horas enfiada em casa, sem PM (logo, sozinha a tomar conta de duas crianças), dava tudo para estar a jantar numa esplanada... e a usufruir do dia mais longo do ano!

Vespinha disse...

Para te consolar: o fim de tarde esteve muito ventoso...

Mary disse...

Pois, pois...