16 de fevereiro de 2009

Até onde nos leva a vergonha?

Foi a pensar nisto que saí da sala de cinema onde assisti à ante-estreia de O Leitor. Coisas muito simples, que temos como adquiridas e que para qualquer um de nós parecem banais, podem ser a vergonha da vida de uma pessoa. E, ao não admitir uma fraqueza, ao não assumir a vergonha, levá-la à condenação. E mais não conto, para não estragar a surpresa.

Gostei bastante, apesar de Kate Winslet não estar na minha lista de preferências e de ter ficado um bocado cansada de a ter visto tantas vezes nua no primeiro terço do filme. Numa altura em que filmes sobre judeus, alemães, holocausto e julgamentos estão na moda, este não é mais um. É um filme que, para além da culpa ou da falta dela, para além da assumpção ou não da vergonha, nos mostra que, mesmo quando se tem um grande amor, a justiça o pode vencer. E é isso que Ralph Fiennes faz, utilizando a «mão de Deus» para condenar mas também para aliviar o sofrimento. Bom filme, se calhar a Kate Winslet leva o óscar este ano...

PS: Descobri ainda a posteriori que o realizador é o mesmo de As Horas e Billy Elliot. Isto explica muita coisa.

7 comentários:

Mary disse...

Acho que este vai ser o próximo. Ou então o Doubt... Meu Deus, tantos filmes e tão pouco tempo!!!

Vespinha disse...

Se tiveres aí o Doubt, guarda-o para eu também ver! :)

Anita disse...

3 filmes, 3 nomeações aos Oscars!!!Dandry é cada vez mais sinónimo de qualidade!!Gostei muito!!

Vespinha disse...

De facto, realmente foram praticamente os únicos 3 filmes «a sério» que realizou... e os 3 nomeados!

Nia disse...

Não gostei mto do As Horas (para não dizer não gostei nada) mas ainda tenho de ver o Billy Elliot cujo protagonista é fofíssimo e será Tintim às ordens de Spielberg :D

Vespinha disse...

A sério, o Tintim? Tenho de ver, sempre achei graça ao repórter e sobretudo ao Milú - aliás, uma das poucas raças de cães pequenos de que gosto...

Mary disse...

Didn't sweep me off my feet. Lá explico porquê...