31 de março de 2011

Aliviada

Depois de 16 anos sem ter falhado uma única eleição, foi com um apertozinho no estômago que esperei pelo anúncio da data das próximas legislativas. Ontem, com medo que fossem a 29 de Maio (quando vou estar em Londres), ainda enviei uma mail para a CNE a perguntar se poderia votar à distância. Que disparate... só:

a) Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;

b) Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;

c) Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;

d) Estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio;

e) Eleitores doentes em tratamento no estrangeiro, bem como os seus acompanhantes.


Num país onde já se usa quase exclusivamente a Internet para tudo (ao ponto de haver tantos extremismos que todos conhecemos), ainda não inventaram um meio de podermos cumprir o nosso dever cívico sem nos deslocarmos pessoalmente ao local onde estamos recenseados.


Felizmente alguém teve a ideia de marcar as eleições para dia 5 de Junho. E assim ainda não é desta que peco como cidadã.

3 comentários:

sininho disse...

somos tão parecidas nisto...

Livraria Livrilusão disse...

Caro Amigo/Amig@ blogueiro/blogueira,

Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.


É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.

Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, seja por meio de seu blog, seja repassando esta mensagem para a sua lista de emails.

Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

Obrigada,



Giulia Pizzignacco,

Livrilusão

Cristina Torrão disse...

Realmente, não sei porque é que alguém que esteja de férias, ou, por qualquer outro motivo, fora de casa, seja impedido de votar. Na Alemanha, não há voto por email, mas por correspondência. A pedido do eleitor, o boletim de voto é enviado para o local de férias, em qualquer parte do mundo!