29 de dezembro de 2011

Abraço, de José Luís Peixoto

Depois de ler este Abraço, de José Luís Peixoto, oferecido como um abraço verdadeiro antes da minha cirurgia, sinto-me hoje uma pessoa muito mais rica. Ao longo de quase 600 páginas, percorremos mais de 170 crónicas publicadas em diversos meios, agora reescritas e organizadas de uma forma magistral, tão magistral que quase não nos apercebemos de que estamos perante uma compilação.

José Luís Peixoto abre-nos o seu coração e revela-nos os seus 36 anos de vida, de um modo comovente porque sem filtros. A primeira parte, «6 anos», é dominada pela infância, a sua, no Alentejo, mas também a dos filhos. A segunda parte, «14 anos», é dedicada sobretudo ao tempo da adolescência. A última, «36 anos», está ligada à idade adulta. Fala-se de palavras e da escrita, mas também da família e do corpo, da vida e da morte, de bichos e lanches, de aeroportos e hotéis, de feiras do livro sem caneta, de carros velhos e de cabines telefónicas.

Tudo com uma sequência perfeita, que retrata o escritor como uma pessoa por quem praticamente me apaixonei. Gostava de poder abraçá-lo.

3 comentários:

Alex disse...

Bem, fiquei com curiosidade de ler esse Abraço. As tuas melhoras.

Vespinha disse...

Lê e podes ter a certeza de que não te vais arrepender. :)

dg disse...

excelente. um abraço, dg