19 de abril de 2012

O mapa e o território, de Michel Houellebecq

Várias pessoas olharam para mim espantadas quando disse que estava a ler um livro de Michel Houellebecq. Não é demasiado ordinário? Hard core? Não, não, neste caso não... Porque o que li dele, O mapa e o território, é tudo menos isso. Para além de ter a garantia de qualidade do prémio Goncourt, é efetivamente um muito bom livro que retrata o percurso artístico de Jed Martin, desde as fotografias ultra pormenorizadas tiradas aos mapas Michelin até uma série de retratos dos ofícios. Pelo meio, cruza-se com uma série de figuras do meio parisiense e inclusive com o próprio Houellebecq, que ganha um protagonismo que aqui não posso referir sob pena de estragar tudo (não resisto no entanto a entreabrir a cortina para dizer que a dado ponto o livro se transforma nun policial).

Houellebecq é de facto um escritor polémico, com um percurso um pouco sinistro pelo que entretanto descobri, mas este livro é daqueles que ficará na minha lista de «Para oferecer em qualquer ocasião». Difícil não gostar.

5 comentários:

Mary disse...

Escusado será dizer que nem vou abrir!

Vespinha disse...

Porquê?

A. F. disse...

Vai direto para a minha lista de leituras futuras.

ana b. disse...

Aquando da publicação do "Plataforma" ( esse sim, um bocadinho arrojado...) fartei-me de oferecer o livro só para ver as reações das pessoas. E adorei! Houve de tudo! Ehehehehe...
Tenho o "Mapa e o Território" na torre dos lazeres urgentes mas, infelizmente, ainda não lhe peguei.

Vespinha disse...

Não deixem para muito tarde, lê-se depressa e é muito bom. :)