25 de julho de 2012

Antitouradas

Numa conversa hoje à hora de almoço, descobri que o ilustrador Paulo Buchinho, de que gosto bastante, é fervorosamente antitouradas. Este logótipo, executado pro bono para o movimento Vila Franca de Xira Anti-Touradas, ilustra muito bem o que este espetáculo significa (e não partilho aqui uma fotografia que o Paulo publicou na sua página Facebook porque poderia ferir os mais sensíveis... mas muita gente deveria vê-la).

4 comentários:

lucia disse...

Pois, eu não posso dizer que seja contra, mas a verdade é que me incomoda cada vez mais.
Mas tenho um filho que vá-se lá saber porquê, é capaz de ver uma transmissão de tourada na TV do princípio ao fim (se deixássemos)… e tem verdadeira paixão por animais!! (já diz muito convictamente que ser ser veterinário)

Vespinha disse...

A mim parece-me um contra-senso... O espetáculo é vistoso, os passes até podem ser bonitos, mas nada justifica o sofrimento a que os animais sao submetidos, touros e cavalos. Não acho que seja um espetáculo equilibrado. Mas ainda bem que não deixas o teu filho ver uma tourada, pode ser que com o tempo o que sente pelos animais o faça encarar as touradas de outra forma.

joao disse...

o culto do touro tem milénios (Apis no egipto, p. ex.), e assumiu várias formas em toda a bacia mediterranica ( a luta contra o minotauro na mitologia grega p ex). é atávico portanto,e vai resistir a todos os movimentos cívicos mesmo que com as melhores intenções

Vespinha disse...

Sim, mas não custa não baixar os braços...