24 de julho de 2012

Autismo, de Valério Romão


Uma criança é atropelada perto da escola e levada para o hospital, aonde os pais vão ter para saberem notícias. E é à porta das urgências que todo o livro se baseia, onde Rogério vai recordando o seu percurso e o de Marta, antes e depois de Henrique nascer. Henrique nasceu autista e virou a vida dos pais do avesso. Surgiram as dúvidas, as angústias, as faltas de paciência, as discussões e os conflitos. Até àquele momento, em que tudo se pode decidir.

Autismo é o romance de estreia de Valério Romão, também ele pai de uma criança autista e também ele experiente nas reviravoltas que esta disfunção obriga a vida a dar. Com uma capa sem título (porque Henrique também não consegue verbalizar) e uma escrita muito rica e de registos variados (diálogo – ou antes monólogo –, entradas de blogue…) Autismo leva-nos para um mundo que a maioria de nós não quer conhecer, mas que muitos têm de enfrentar. Não hesitem em ler o livro, é menos dramático do que parece mas muito realista e uma excelente aprendizagem. E… suspense… tem um final inesperado.

Depois, para quem quiser saber mais sobre a vida deste autor, é ler o seu blogue Trabalho de casa, coisa que tenciono fazer muito em breve.

8 comentários:

Alex disse...

Gosto sempre das tuas sugestões de leitura e esta é mais uma delas. Fiquei com vontade de ler.

sophia disse...

Obrigada por teres partilhado essas sugestões de leitura - o livro e, especialmente, o blog. Trabalho com uma criança com uma perturbação do espectro do autismo e é uma área que me interessa bastante.

(PS: não comentei nada sobre a tua cadela pois é um assunto que me dói... deixo um abraço para ti e muitos carinhos para ela)

Anónimo disse...

fico contente que tenhas gostado Vespinha. E também gosto do teu calçado vermelho (se bem que isto soe entre o metro e o homossexual).

Vespinha disse...

Sim, gostei muito, e já o recomendei a uma série de pessoas!

Mary disse...

Tens de mo emprestar!

Vespinha disse...

Claro que sim... queres que to leve amanhã (=consulta)?

joana disse...

li o blog dele de uma ponta à outra de uma vez só. agora só falta o livro :)

gervazio disse...

há um livro muito giro sobre um miudo de 15 anos autista que se chama "o estranho caso do cão morto"... aconselho