9 de julho de 2012

Os almoços nas escolas

Eu desconfio imenso dos almoços nas escolas, tenho sempre aquela sensação de que os pais pagam um balúrdio pelo serviço (muitas vezes bem mais do que os próprios gastam nos seus intervalos do escritório) e de que depois os miúdos são brindados com salsichas de lata, arroz e pêssego em calda para a sobremesa.

Em Inglaterra, Martha Payne, de 9 anos, decidiu fotografar as suas refeições na escola e, com a ajuda do pai, publicá-las num blogue. Para além de as mostrar, Martha classifica-as com bastante sentido de humor, segundo os seguintes critérios: sabor, número de garfadas, índice de saúde e fios de cabelo.

O resultado são verdadeiras barbaridades:





Entretanto, o Never Seconds tornou-se um verdadeiro sucesso, ultrapassando já os sete milhões de visitas, e Martha começou a publicar também as imagens de refeições que outros jovens lhe vão enviando do resto do mundo. Quanto ao seu blogue, escusado será dizer que rapidamente recebeu avisos para acabar com ele e a proibição de fotografar a comida da escola. Espreitem, por favor, nem que seja para estarem mais atentos ao que os vossos filhos andam a comer.

PS: Descobri este fenómeno graças a'Os velhotes dos marretas.

7 comentários:

Nuncamais disse...

A propósito do tema má alimentação (e educação, em geral), a Sábado desta semana publica um artigo sobre as incapacidades de alguns pais portugueses serem... pais. As educadoras das creches e infantários têm de os substituir em várias tarefas, tais como, cortar o cabelo ou as unhas das criancinhas, vesti-los ou dar-lhes banho. Outros há que enviam o pequeno-almoço para a escola, pois não têm tempo de o dar em casa. E o pequeno-almoço é... coca-cola com churros ou pizza! E estes "pais" e "mães" são, quiçá, engenheiros, diretores, doutores, gestores e não se demitem do exercício de responsabilidades profissionais, mas esquecem outras. Sem querer julgar, confesso que fiquei profundamente triste ao ler sobre esta realidade. E espero que algum miúdo português imite a Martha e comece a fotografar a comida (e outras coisas) em casa e tu a possas publicar aqui também.

Miguel Oliveira disse...

Essa miuda é obsessiva, e o Pai ajuda-a para piorar ainda mais. Estara a contar as garfadas enquanto se está a comer é preocupante.

Vespinha disse...

Experimenta comer estes almocinhos, experimenta... então aquela pasta que parece comida gato, que delícia!

CAP CRÉUS disse...

Muito bom!
Granda miuda!
Não percebo é porque não acabam com as máquinas de vending...

Vespinha disse...

E neste caso ainda é pior, pois é o almoço servido pela própria escola... F

elizmente sei que já algumas escolas em Portugal sem máquinas de vending ou apenas com produtos saudáveis, como fruta e iogurtes. Penso que até já vi uma reportagem sobre isso.

joao disse...

negócio é negócio. no meu local de trabalho estava uma máquina de venda de chocolates e refrigerantes debaixo de um cartaz que apelava aos perigos da diabetes e `necessidade de vigilância apertada. como barafustei, deram-me toda a razão e uns dias depois tiraram...o cartaz,... claro!

Vespinha disse...

Essa é hilariante!