17 de agosto de 2012

A estalada, de Christos Tsiolkas


Numa tarde de fim de semana, num subúrbio de Melbourne, Austrália, decorre um churrasco com família e amigos. Conversas entre adultos, brincadeiras entre crianças. Só que uma delas é mais insubordinada do que as outras, faz o que lhe apetece, perante a hiperproteção da mãe e o estado ébrio do pai. O crescendo de conflitos sucede-se, até que Harry, adulto, acaba por dar uma estalada a Hugo, criança.

De que lado estamos nós? Hugo merecia? Teria Harry o direito de lhe bater? Assim se desenvolve The slap, de Christos Tsiolkas, narrado em oito capítulos por oito personagens diferentes, desde a mãe da criança, o homem que deu a estalada, o idoso pai do anfitrião, os adolescentes que fazem baby-sitting... Há ansiedade, um julgamento, reflexões sobre a homossexualidade e a velhice, sobre a infidelidade e a amizade.

Grande descoberta esta que fiz.

10 comentários:

Manuel disse...

já li esse livro há uns bons meses e sim... gostei. pena que o final sabe a amargo. ou só sou eu que fiquei com essa sensação?

Vespinha disse...

Não achei... mas neste livro não vi propriamente um final, mas uma continuação daquilo que nos foi mostrado. :)

Já leste mais alguma coisa do mesmo autor?

ana b. disse...

Tenho esse livro, há vários meses, em lista de espera. Vou aproveitar ter terminado, ontem, o "A ilha de Sukkwan" do David Vann (terrível de angustiante mas, se calhar por isso mesmo, brilhante!!)para o começar a ler. Obrigada pela sugestão:)

sininho disse...

quem é que vai comprar já este livro, quem é? :)

Vespinha disse...

:)

Manuel disse...

ainda não li mais nada... mas talvez surja mesmo uma continuação. mas neste momento debruço-me nos romancistas portugueses do fim do século XIX (uma coisa académica tb)... e gosto imenso.

paraquedista disse...

Para quem quiser experimentar o clássico livro vs adaptação existe uma série televisiva com o mesmo nome "made in Australia", produzida em 2011.

Vespinha disse...

Boa, vou pesquisar. :)

Anónimo disse...

Edição portuguesa: http://www.dquixote.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=53652

Vespinha disse...

Obrigada, não sabia que havia em português. :) Agora gostava era de ver a série...