17 de setembro de 2012

Ajudem a salvar os lobos!

Este tópico é um apelo. Um apelo por um sítio que conheço bem e que não podemos deixar que desapareça. O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) existe em Mafra há 25 anos, albergando lobos apanhados em armadilhas e contribuindo para a preservação de uma espécie em vias de extinção (menos de 200 exemplares existentes).

A loba Faia e a sua cria.
É um sítio mágico, no meio da floresta e onde os lobos vivem em espaços amplos, tão amplos que é frequente ir-se lá e não se conseguir ver nenhum. Há anos, fui mãe de uma loba adotiva, a Aurora, e durante anos, até ela morrer, recebi frequentemente notícias dela e senti-me bem por estar a contribuir para o seu bem-estar. Visitei o CRLI algumas vezes e tive a sorte de ver alguns lobos olhos nos olhos e de os ouvir uivar ao fim da tarde. É uma sensação única.

Panorâmica do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.
Hoje, o CRLI corre o risco de ter de procurar um novo espaço para se instalar, depois de montada uma estrutura que considero exemplar. Falecido o dono de parte dos terrenos do centro, que durante todo este tempo os cedeu gratuitamente, os herdeiros querem agora vendê-los e o CRLI não os consegue comprar. Por isso, está lançada uma campanha, a terminar dia 28 deste mês, para ajudar na compra dos 17 hectares de que precisam.

São precisos 250 000 dólares e ainda só estão angariados 40 mil. Falta muito mas é possível. As opções são imensas, desde donativos de 5 dólares (que valem um agradecimento pessoal) até 10 000 dólares (que valem uma série de atividades ligadas à recuperação). Eu optei por doar 40 dólares, e em troca vou receber um agradecimento personalizado e uma fotografia de um dos lobos que quero ajudar a salvar.

Visitem por favor a página da campanha, onde está tudo muito bem explicado, infelizmente apenas em inglês e eu sem perceber porquê. Ajudem, se formos muitos teremos de dar pouco.

4 comentários:

Cristina Torrão disse...

Bonita iniciativa, vou lá dar uma olhada. Mas receio que, em Portugal, esta seja uma má altura para angariar fundos.

Também na Alemanha, onde o lobo estava extinto, se fizeram esforços e torna a haver alguns. Tenho visto programas sobre eles, não são tão perigosos como se julga, são, até, bastante tímidos.

Vespinha disse...

Bastam 5 euros para já fazer a diferença. :)

Mary disse...

Tive mesmo para ir lá ontem (sim, vi o apelo do Nuno Markl). Mas depois o tempo abriu e tive medo de não ver nenhum...!

Vespinha disse...

Sim, é muito mais provável vê-los com tempo sombrio, ao fim da tarde e de preferência se houver humidade. :) Mas contribui com alguma coisa, eu fi-lo e fiquei contente.