23 de setembro de 2012

Famílias à distância

Com tanta gente a emigrar ou a ir estudar para fora, cada vez mais as famílias ficam separadas em momentos importantes das suas vidas. E isso nota-se não apenas no momento mas também muito tempo depois, quando se veem as fotografias tiradas nessas alturas.

Para resolver este problema, o fotógrafo John Clang inventou uma técnica que conjuga o Skype com um projetor, combinando uns elementos da família com outros que só lá estão virtualmente. Being Together é o resultado.

O projeto nasceu a partir da própria necessidade de Clang, quando em 1999 se mudou de Singapura, onde vivem os pais, para Nova Iorque. Durante anos, tinha de limitar as poucas ligações telefónicas que lhes fazia, controlando as contas ao cêntimo. Afinal, "naqueles tempos" fazer chamadas internacionais custava muito dinheiro. Hoje, com o Skype, fá-lo gratuitamente e, agora, regista os momentos e tudo.

Depois, foi alargá-lo a outras famílias separadas, e deparar com a incredulidade dos mais velhos perante o processo. Ao olhar pela primeira vez para as fotografias, tive dificuldade em perceber quem estava onde, e isso é que as torna tão fascinantes e tão eficazes.

A série completa de 40 retratos estará exposta no National Museum of Singapore no início de 2013. Eu fico-me pela internet.

Família Leong, Hong Kong e Singapura.
Família Ang, Nova Iorque e Singapura.
Família Tye, Paris e Singapura.

3 comentários:

Quiosque do Ken disse...

A-DO-RO!!! E agora ainda gosto mais...que me vou tornar caixeiro viajante! Preciso de uma coisa destas ;)

Clementine disse...

Wow adorei a ideia :D quem sabe vou ter de utilizar um dia...*

Vespinha disse...

É uma ideia amorosa, que acho que quem está separado dos seus deve mesmo aproveitar. :)