26 de setembro de 2012

Lisboa de portas abertas


As portas vão abrir-se e nós temos de o aproveitar. Nos próximos dias 6 e 7 de outubro, Lisboa junta-se a outras 12 cidades do mundo no projeto Lisboa Open House, criado em Londres há 20 anos para partilhar com a população arquitetura de excelência a que geralmente não temos acesso. Ou que, se temos, não lhe damos o devido valor por não conhecermos o enquadramento.

Nesses dois dias, e totalmente de graça (apenas vão ser necessárias reservas em alguns dos casos), guias bem documentados vão mostrar aos visitantes verdadeiras pérolas da arquitetura lisboeta, num total de 54 edifícios diferentes. Se gostam de igrejas, há lá. Se gostam de teatros, há lá. E também escolas, edifícios de apartamentos, museus, palácios e hotéis. E até a Casa da Moeda, o Aqueduto das Águas Livres, o Supremo Tribunal de Justiça, a Fundação Champalimaud ou a nova sede da RTP.

Eu já reservei o meu lugar numa visita ao Bloco das Águas Livres, um edifício de apartamentos dos anos 50 de Nuno Teotónio Pereira que há muito tempo queria visitar. E aconselho a escolherem depressa o que querem ver, pois algumas visitas têm um número de participantes bastante limitado.

A lista de todos os edifícios está aqui. As reservas podem ser feitas para openhouse@trienaldelisboa.com.

4 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Isto parece muito bom!
Obrigado!

MJ With Love disse...

uau! ia adorar visitar! gosto tanto de ver edifícios antigos e ainda por cima ter acesso ao enquadramento arquitetónico de que falas...

mas infelizmente vivo longe de Lisboa e por isso vou ter de passar

xx

Vespinha disse...

Podes reservar 2 ou 3 e assim passas um fim de semana turísitico em Lisboa!

Inês S. disse...

Se fosse de Lisboa ia, num piscar de olhos. É uma iniciativa fantástico e um pouco de cultura nunca fez mal a ninguém.