Em 2009, Ricardo Cabral (para quem não o conhece, é um fantástico ilustrador da nova geração) foi passar 10 dias ao Kosovo numa pesquisa para um livro de banda desenhada. Munido da sua máquina fotográfica e dos seus inseparáveis diários gráficos, aproveitou a oportunidade para registar tudo o que lhe passava pelos olhos.
Ao contrário do que estava à espera, viu pessoas novas e velhas a ter uma vida normal, a trabalhar e a divertir-se, viu pessoas tristes mas também outras muito felizes, viu em Pristina uma cidade ferida da guerra mas a querer curar-se.
No regresso, o projeto do livro de banda desenhada acabou por não se concretizar, mas Ricardo Cabral quis aproveitar os registos que tinha feito e partilhar a visão de um povo em renascimento. Este «NewBorn - 10 dias no Kosovo» é a sua homenagem. Tal como diz no prefácio o jornalista kosovar Agron Bajrami (que Ricardo conheceu durante esta viagem), «Ricardo vê para lá da superficialidade dos estereotipo político, e capta a vida linda que as pessoas levam no seu dia a dia».
O livro pode ser comprado aqui, tal como outros dois de Ricardo Cabral que ainda não tenho mas que não quero perder: «Israel sketchbook» e «Pontas soltas».
5 comentários:
Fiquei curioso.
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Dele ainda tens o «Israel Sketchbook» e o «Ponta soltas», sobre algumas cidades. Vale muito a pena, pelo argumento e pela técnica de desenho.
tenho olhado para eles com bastante curiosidade...
Já agora, finalmente arranje o Logicomix que tu me aconselhaste. Aquilo promete :) Obrigado!
Que interessante. Faz-me lembrar este livro: http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=264753.
É bom conhecer outras realidades através dos livros! :)
Conheço esse livro do António Jorge Gonçalves, apesar de não o ter. O conceito é muito bom.
Enviar um comentário