26 de dezembro de 2012

O meu Natal há 30 anos

Foto roubada do Facebook do meu irmão.
Durante o dia 24 andávamos por casa, numa excitação que já vinha desde o dia 23. Porque, já antes disso, se tinham retirado de altos armários as baixelas e os faqueiros que só nesses dias se usavam. A cozinha era terreno quase proibido, com a avó Babá, a minha mãe e por vezes uma empregada a tratarem de tudo. Não me lembro muito bem do que se fazia durante a tarde, mas julgo que passaria por ver desenhos animados na televisão. O meu avô paterno Vovô punha a mesa nada sala de jantar, uma mesa longa com muitos pratos e muitas cadeiras, sobre uma longa toalha com folhas de azevinho bordadas.

Ao anoitecer estávamos ao rubro. Para além de quem lá morava (os meus pais, avós maternos e nós os três), começavam a chegar a Avó Luísa e o Avô João, quando ainda estavam juntos, a madrinha Maria Luísa do meu pai e os tios bisavós Tia Ilda e Tio José quando ainda vivos. Muito mais tarde, com tudo já furibundo, apareciam os tios da minha mãe Nanã e Tio Quim, atrasados crónicos que só deixaram de se atrasar tanto quando passou a ser o meu pai a ir buscá-los a Campolide.

Jantávamos bacalhau com todos devagar, sempre muito devagar. Depois lavava-se a louça. E só depois, mais tarde mas julgo que ainda antes da meia-noite, vinha O SINAL. O Vovô desaparecia misteriosamente, e com ele julgo que o meu pai e a minha mãe, enquanto na sala de jantar nos tentavam entreter. Ouviam-se barulhos pela casa. E, de repente, a iluminação ia toda abaixo, voltando a ligar-se e a desligar-se três vezes seguidas. Tinha chegado o Menino Jesus! Corríamos para a sala, para junto da lareira, para abrir as dezenas de presentes que nunca nos faltaram. Os mais velhos ficavam sentados, nós de joelhos no chão e a minha mãe a tentar controlar a distribuição. Uma felicidade até cairmos para o lado.

No dia seguinte, dia 25, brincávamos, íamos almoçar à Avó Luísa e jantar à Nanã, para depois partirmos podres de sono para a casa da Beira. Era bonito.

2 comentários:

homem sem blogue disse...

Era bonito, dizes. Foi bonito saber, acrescento.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Mary disse...

Adorei a fotografia, que querido :-)