27 de janeiro de 2013

O coração vs. A razão

Há 12 anos que praticamente só conduzo jipes. Primeiro um Range Rover já velhote de vez em quando, depois um Defender novo e desde há 9 anos um Discovery a tempo inteiro que já vai dando os seus sinais de velhice.

Por isso agora, na altura em que tenho mesmo de trocar de carro por outro mais recente e se possível mais económico, é claro que continuei à procura de jipes... Mas o que me dão pelo meu e o que pedem por outro deixou-me com muito poucas opções. A única que me entusiasmou foi um Freelander (no fundo, o único da família Land Rover que ainda não tinha tido), mas que por motivos racionais vou ter de deixar de lado. Basta fazer uma breve pesquisa pela internet para encontrar um manancial de problemas que me dão logo pele de galinha. E eu, nesta fase da minha vida, preciso de ter um carro que não me dê problema, preocupações nem gastos.

Ainda por cima eu sou uma esquisita com os carros ditos «normais»: ou não gosto dos faróis, ou não gosta da parte da frente ou da parte de trás, ou acho que são todos muito parecidos, ou acho que toda a gente tem um igual... Para terem uma ideia, devo ter sido das poucas pessoas que teve um Ford Ka da primeira edição, que ainda hoje acho que conserva um design moderno.

Ontem, depois de um périplo pela Feira e pela Maia, voltei para casa com estas duas opções totalmente diferentes na cabeça, ambas ao mesmo preço, a gasóleo e com precisamente o mesmo número de kms. Mas analisemos os prós e contras:

Land Rover Freelander 2.0 TD4 Sport
Contras:
Ano: 2004
Consumo: 9 litros aos 100 km
Avarias: Não me atrevo a referi-las
Prós:
Posição de condução: Bem elevada como eu gosto e a que estou habituada
Espaço: Nunca mais acaba
Imagem: Impõe muito respeito na estrada
Lugares: 5


Volvo C30 1.6 D
Contras:
Lugares: 4
Posição de condução: Rasteirinha apesar de confortável
Espaço: Bagageira limitada, mas com bancos rebatíveis
Prós:
Ano: 2008
Consumo: 5-6 litros aos 100 km
Avarias: Fiável, muito
Imagem: É lindo visto de todos os ângulos


Dormi sobre o assunto, como prometi a mim própria.

E tenho consciência de que a escolha do jipe seria uma escolha do coração: porque tendo jipes sempre fui solicitada para transportar coisas para todo o lado sem me importar nada, porque servia para levar a minha Twiggy, porque apesar de velhinho não o queria trocar.

Mas desta vez vou fazer uma escolha da razão. Fico com um carro bem mais pequeno e totalmente diferente (como dizia ontem um vendedor, passo de «carnívora para vegetariana»), mas vou gastar muito menos dinheiro em combustível, um pouco mais em IUC (que apesar de tudo é bem compensado pelo que poupo no gasóleo) e de certeza muito menos em peças. E se precisar de transportar alguma coisa não poderá ser tão grande como no outro, mas os bancos rebatidos podem fazer milagres.

Ainda não fechei negócio, porque ainda vou ver mais um ou dois C30 para comparar. Mas a decisão está praticamente tomada. Ai as lágrimas que vou deitar quando tiver de me despedir do Discovery...

15 comentários:

estouparaaquivirada disse...

Que dilema.
Eu também gosto muito de andar mais altinha!
O baixote é muito mais económico....
Que vença o melhor.

Smelly Cat disse...

Os carros dos meus sonhos também são jipes. Mas é mesmo só isso: sonhos...

Vespinha disse...

Está escolhido o mais racional. Mas se soubessem o que me vai custar deixar o meu...

Vespinha disse...

Está escolhido o mais racional. Mas se soubessem o que me vai custar deixar o meu...

Unknown disse...

Ainda outro dia pensava que devo estar velha, porque agora gosto desse Volvo. GO for it!

Vespinha disse...

Ana, obrigada pela motivacao. :)

Mary disse...

Adoro o C30, compraaaaaaaa!

Anónimo disse...

Aposto que o vendedor quanto a isto nada disse: Sabias que a Volvo é a marca mais cara na assistência pós-venda? Reza para não teres problemas e nunca o leves a uma oficina Volvo!!!


|\ .. _,,,---,,_
/,`.-'`'....-...;-;;,_
|,4-..).)-,_..;\.( `'-'
'---''(_/--' `-'\_)

Vespinha disse...

Olá Anónimo, o vendedor aqui não tem nada a dizer, tenho um irmão que deve ser o melhor entendedor de carros que conheço, e que descobre logo os pontos fracos e fortes de cada marca... :)

O carro é em 2.ª mão, e revisões nas marcas não é comigo, aliás sempre que posso o meu irmão compra peças lá fora. A verdade é que as probabilidades de haver problemas são muito menores no C30 do que no Freelander.

Please, isto está a ser um aperto no coração para mim por deixar o Discovery, preciso de motivações para passar para um rasteirinho... :)

Anónimo disse...

O C30 é um carro que também me encanta! Mas atenção à abordagem na estrada: Vais passar de "Maria-rapaz" que impõe respeito à sua passagem a "Tia da linha"

medusa disse...

ADORO o C30, se pudesse comprava um para mim!

Vespinha disse...

Eu nunca vou ser uma «tia da linha», nunca! :)

Marisa R. εïз disse...

O meu namorado tem um C30 e gosto tanto do carro que ando a pensar em trocar o meu por um igual. É muito confortável, de condução muito agradável e consumos bons. É efectivamente uma escolha racional :)

Vespinha disse...

Marisa, além de ser racional é também muito bonito, não achas? O negócio já está feito, dentro de dias tenho o carro comigo. :)

Marisa R. εïз disse...

É giríssimo, tanto por forma como por dentro. De certeza que não te vais arrepender. É uma excelente escolha :)