24 de fevereiro de 2013

O meu voluntariado no canil: durante

Quando cheguei ao Canil/Gatil do Seixal, já lá estava o homem sem blogue, que me desafiou para esta tarefa. O que fiz durante todo o dia? Descarregámos as coisas dos carros, separámo-las por tipo de doação, levámos vários cães a passear, demos biscoitos a todos (peço desculpa se algum me falhou) e muitas festinhas a gatos.

Este canil tem cerca de 100 cães, e continua a precisar de visitas, de voluntários e sobretudo de adotantes. Os gatos são menos, e só ontem vi pelo menos um a ser adotado e dois já reservados. Todos tão bem tratados e a precisar de mimo que me apetecia ter trazido uma data deles.

Mas o que mais gostei foi mesmo de passear os cães. Nem eu mesma tinha noção das saudades de passear um cão, o que ja não faço desde que a Twiggy morreu, no dia 13 de agosto. Depois de me calhar um pequenino, o Ciganito, arrisquei um bem maior, que ainda por cima ainda não tinha sido passeado porque estava há poucos dias no canil. Um canzarrão que deu luta, não por ser grande ou mau, mas pela força e vontade de passear. Claro que fui ao chão e que claro que não me importei nada, afinal já ia preparada para isso.

A este batizei-o de suricata, pela posição em que se punha quando lhe dava biscoitos.
Dois bonzinhos à espera de dono. 
O Greg, a que chamei de Scooby, o que tal que me deu luta.
O que vi depois de um esticão do Scooby.
Para verem o porte do bicho. Enorme mas cheio de meiguice.
Pelo que só apetece apertar.
Esta já está reservada, e é uma das gatas mais brincalhonas que já vi.
Este tem uma pelagem lindíssima e preciso mesmo de dono. Está tristíssimo.

12 comentários:

Quiosque do Ken disse...

Que doçuras! Tive imensa pena de não ter ido! Para mim o mais complicado é voltar de lá sem nenhum animal! Apetece-me sempre trazer dois ou três!

Teresa Cardoso disse...

Parabéns...o senão é que deve dar vontade de trazer todos para casa e o nosso coração fica pequenino com os olhares deles.

Vespinha disse...

Sim é verdade, mas é preciso cuidar cada vez mais das condições em que estão e em que vivem para haver mais gente com vontade de os trazer...

homem sem blogue disse...

Foi um dia muito especial. Como dizes e bem, acabamos por receber muito mais do que aquilo que damos. E ver os sorrisos daquelas pessoas não tem valor.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

GATA disse...

Eu não tenho coragem, porque a minha vontade é adoptar todos, mas pelo menos contribuo como posso.

Rita Lucas disse...

Obrigado Vespinha!!!
:)

Vespinha disse...

Custa da primeira vez, depois acho que nos habituamos...

Anónimo disse...

Ver o patinho amarelo, onde o meu Vadinho descansou tantas vezes a cabeça sobre ele, sendo usado por outro cão é uma mistura de sentimentos. Os primeiros a me invadir são a tristeza e a saudade de um ser que amava como se fosse um filho, mas depois vem a alegria de saber que outro cão, que ainda não teve a sorte do meu Vadinho em achar protectores que o amassem tanto, poderá repousar a sua cabeça sobre algo macio e ter, por um momento, a ilusão de ter um lar.

Vespinha disse...

Que contente que fiquei por teres conseguido ver o patinho do teu Vadinho já junto de outros cães...

Cristina Torrão disse...

Giros, Vespinha.
Parabéns e obrigada :)

Vespinha disse...

Há lá tantos bonitos e meigos à espera de dono...

Belle du Jour disse...

Bom trabalho Vespinha! Um dia que consiga também gostava de ir com o herdeiro. Beijinho