14 de junho de 2013

A pensar no que faria nos dias 17 e 27 se fosse professora

Os exames nacionais estão marcados, é certo (Português e Latim de Secundário no dia 17, Matemática de 6.º e de 9.º anos no dia 27), e os alunos estão a preparar-se para esses dias. À parte os nervos, um aluno bem preparado, chegado a esta altura, conseguirá fazer exame em qualquer altura, no dia marcado ou uma semana depois. Até porque para todas as provas há uma segunda fase.

À parte alguns motivos da greve com que não concordo, a verdade é que se os professores querem mostrar verdadeiramente o seu desagrado, têm de o fazer em alturas em que sejam verdadeiramente ouvidos. E já se percebeu que com este governo não basta falar, é preciso agir, e em momentos-chave. Esta é das poucas oportunidades que os professores têm ao longo do ano de se manifestar agitando as águas.

Professores que visitam a Vespinha, o que estão a pensar fazer e porquê? E amanhã, vão à manifestação nacional de professores?

6 comentários:

Quiosque do Ken disse...

Eu não sou Professor! Mas sou filho de uma professora e ê desesperante perceber a forma como este governo trata os docentes...ainda ontem liguei à minha mãe a dizer-lhe que estava cheio de pena dos miúdos...mas a verdade é que para ter efeito, a greve tem de ser feita em alturas como estas. Ainda que ache que estamos perante uma espécie de ditadura e as greves não surtem qualquer tipo de efeito. Infelizmente.

Andorinha disse...

Eu, que tenho exame de Português na segunda-feira, não concordo nada com o que está a ser feito. Claro que os professores têm o direito a fazer greve mas não o deviam fazer à custa dos alunos, especialmente quando estamos a falar de exames que definem o nosso futuro. E já para não falar nas notas, que ainda nem sequer saíram. Sim, se houverem exames segunda-feira a maioria dos alunos (eu incluída) vai a exame sem nota. Não concordo mas infelizmente não sou eu que mando.

Anónimo disse...

Sou professora há muitos anos.
Condenso o meu agir neste princípio orientador: luto contra a escravidão.

Mariana Martins disse...

Andorinha se fosses professora ,filha ou mae de uma não pensavas assim,este governo enche as salas de aulas com 30 alunos as profª não têm tempo para tirar duvidas aos alunos todos,em casa têm trabalhos para corrigir aulas para preparar e testes, tens toda a razão para estar preocupada com o futuro sim e muito... porque por este andar e com este governo nem futuro vais têr.Estamos pior agora numa suposta democracia do que no tempo da ditadura,por isso pensa por ti e não naquilo que o governo quer que tu penses ao culpar os professores.(Eu tenho filhos na tua situação com exames marcados e na incerteza tal como tu a eles dou o mesmo conselho estudem e logo se vê) agora que os prof(s) têm razão isso sem duvida eu se fosse professora fazia greve.

Mariposa Colorida disse...

Não tenho filhas em situação de serem prejudicadas. Mas concordo com a greve e com o que dizes. Quem está preparado faz o exame quando tiver de ser. Além disso, uma greve é tanto mais eficaz quanto mais problemas causar. Tenho dito!

Nadinha de Importante disse...

Acho que os professores têm de Lutar!!