14 de julho de 2013

Às vezes sou um bocado bronca

Ontem fui ao Coliseu ver o espetáculo Teu corpo é o meu texto, com bilhetes simpaticamente oferecidos pelo ginásio onde ando agora. Bem sei que a cavalo dado não se olha o dente, mas a verdade é que me senti muito, muito bronca.

Segundo a sinopse, o espetáculo é inspirado na «criação da Humanidade através da Arte. Em cena, Christiane Torloni personifica uma deusa que invoca, através da dança, os homens a acordarem para o sonho de uma noite num jardim ancestral, onde a poesia transita livremente pelos corpos dos bailarinos». Só por esta descrição já devia ter desconfiado. Mas depois também havia referências a obras de Bach, Ravel, Tchaikovski e Stravinski, e a uma cenografia inspirada em Bosch.

Eu à partida já não sou grande fã de dança contemporânea, de corpos a arrastarem-se e a rebolarem-se pelo chão. E quando comecei a ouvir as invocações poéticas declamadas, só não saí por respeito pelos artistas e por quem me ofereceu o bilhete.

A verdade é que, no final, grande parte do público do Coliseu aplaudiu de pé, entusiasmadíssimo e comovidíssimo. Das duas uma, ou sou uma insensível à arte ou sou mesmo bronca.

10 comentários:

jão disse...

o rei vai nu

Vespinha disse...

Ou isso... ;)

Mariposa Colorida disse...

Cadaa um tem a sua sensibilide. Não se trata de seres bronca. Se calhar o resto do Coliseu aplaudiu só porque sim

Anónimo disse...

Boa vespinha.

Experimente a nossa Olga Roriz ou se tiver oportunidade veja um dos bailados de uma coreografa de nome Sasha Waltz,esteve na Gulbenkian em Fevereiro e vera que muda de opiniao.

Vespao

XL Man disse...

Também lá estive ontem. Foi mesmo muito mauzinho. Aqui a cara metade só suportou a coisa pela silhueta do mulato mais jeitoso (Edgar Diaz).
Que saudades da companhia da Gulbenkian!

XL Man disse...

Para cumulo ainda nos cegaram com 10 minutos de reflexos dos holofotes nos olhos...

Vespinha disse...

Que aliviada que fico:

1. por saber que há mais hipóteses neste campo;
2. por ver que não fui a única a não gostar nadinha...

Rui Pereira disse...

O conceito de arte tem muito de perspetiva e liberdade. Para uns pode ser uma maravilha, para outros pode não valer nada...
Entendo serem ambas válidas...

GATA disse...

Não te considero bronca, logo essa hipótese está descartada!

E quanto à dança contemporânea, eu fiz dança durante muitos anos e já vi barbaridades intituladas 'dança contemporânea'. Portanto tenta ver outros espectáculos.

jão disse...

sim! que saudades da companhia da Gulbenkian