13 de novembro de 2013

Números que me deixam muito triste

Este é o resultado do último Eurobarómetro «Cultural Access and Participation» sobre o estado da cultura na Europa e especificamente em cada país. Vale a pena ver o estado em que está Portugal. E perceber que o principal motivo para não se ir a um museu ou ler um livro não é falta de dinheiro, mas falta de interesse ou falta de tempo.

E dá para acreditar que apenas 40% dos portugueses nos últimos meses leu um livro? Estamos em último lugar em toda a União Europeia...

Este é apenas um dos gráficos bem exemplificativos, mas há muitos mais aqui:


PS: Descobri esta desgraça neste blogue. Podem aceder a todo o relatório aqui.


3 comentários:

Nadinha de Importante disse...

Faz confusão, não faz? É que o desinteresse não é culpa da crise, é mesmo da pouca vontade em ser-se interessado.

nadinhadeimportante.blogspot.pt

Dani disse...

Numa infelizmente tenho de concordar. Dos meus tempos livres o que mais gosto fazer é ir ao cinema. Antes ia com muito mais frequência. Agora vou cada vez menos e é mesmo pela exorbitância do preço. O que é uma pena.
Já ao contrário nada desculpa ir ler um livro a uma biblioteca pública.
A falta de interesse não tem desculpa pela crise. Já a falta de tempo também acredito e vejo por exemplos mais próximos. As pessoas cada vez trabalham mais...
Vá toca de mudar mentalidades, a cultura é um bem precioso!

cacaucaramelo.blogspot.pt

Vespinha disse...

A falta de interesse é o que mais me choca... Eu também trabalho muito, mas sempre que me deito leio nem que sejam 3 ou 4 páginas. E aproveito o trânsito (sim, mesmo quando vou ao volante, mas quando estou parada) para ler mais um bocadinho.