17 de fevereiro de 2014

O da Joana, de Valério Romão

Conselho prévio: leitura desaconselhada para todas as mulheres grávidas ou para aquelas que, querendo ter filhos biológicos, são facilmente impressionáveis.

Este livro de Valério Romão vem na sequência de Autismo, e faz parte da trilogia Paternidades falhadas. Se o primeiro já era um verdadeiro murro no estômago, este é o segundo, no verdadeiro sentido do termo. Porque, num livro passado em menos de 24 horas, a um ritmo vertiginoso, assistimos a todo o processo entre Joana entrar em trabalho de parto e a sua conclusão. E o que se passa pelo meio é muito brutal, muito cru, muito assustador.

Julgo que muitas mulheres já terão passado por situações bem parecidas, mas espero, sinceramente, que a maioria não. Uma coisa é certa: a este livro é impossível ficar indiferente.

2 comentários:

Vicente Vivaldo Fino disse...

Ando mortinho por meter as mãos nos livros deste senhor, e fá-lo-ei sem saber muito bem o que esperar. Parece que é muito diferente de tudo o que para aí anda. :)

Vespinha disse...

É muito diferente mesmo, o discurso corrido, às vezes faz-me lembrar Saramago mas com temas totalmente diferentes. É uma escrita (e leitura) vertiginosa.