24 de março de 2014

Como têm os vossos livros organizados?

Durante muito tempo tive os livros arrumados por nacionalidade dos autores, fosse por pais ou por continente: os portugueses, os italianos, os norte-americanos, os sul-americanos, os africanos... Só que com o passar do tempo e com a necessidade de ter de estar sempre a acrescentar livros às estantes, a arrumação começou a ser uma desarrumação, e começo a ter cada vez mais dificuldade em encontrar o que quer que seja.

Como têm os vossos livros organizados? Agora pensei na ordem alfabética do nome dos autores, mas ainda não tenho bem a certeza...

15 comentários:

estouparaaquivirada disse...

Por Género e ordem alfabética dos autores....
xx

Unknown disse...

Autores nacionais para um lado e estrangeiros para o outro e depois, por género e ordem alfabética

Beijocas***

paraquedista disse...

Literatura: nível 1 a nacionalidade; nível 2 - alfabética autor
Poesia: alfabética autor
Outros: nível 1 - área de conhecimento; nível 2 - alfabética título

Sérgio disse...

Eu tenho tudo ao calhas...

ana b. disse...

Exatamente como a Vespinha tinha: os portugueses, os espanhóis, os franceses, os italianos, os ingleses, os nórdicos, os sul-americanos, os norte-americanos, os africanos, os asiáticos, e por aí fora... Dentro destes grupos coloco os livros do mesmo autor todos juntos, mas os autores por sua vez não estão por ordem alfabética. Bem, mas isto refere-se aos lidos. Como bookaholic assumida tenho himalaias de livros por ler. Nestes reina a confusão: estão todos misturados e gosto de os remexer sempre que vou iniciar uma nova leitura.

Alexx M. disse...

De uma forma geral, tenho por editora - coleção - autor. Depois há casos especiais, em que os autores mudam de editora e então começam a fazer aparições lá pelo meio, porque me custa separar livros do mesmo autor. Anualmente, há uma arrumação profunda para manter tudo minimamente organizado.

ana chagas disse...


Por aqui reina o caos ;)
No máximo separo a ficção da não-ficção, tento reunir manuais e livros técnicos, aqueles que se gostam muito em primeiro plano, os que se gostam menos, ou até nada (que por vezes também acontece), vão ficando escondidos, à medida que a biblioteca cá de casa vai crescendo de tal forma, que é preciso "estacioná-los" em segunda fila em cada prateleira das estantes, para rentabilizar o espaço.

GATA disse...

Eu tenho por tamanho! :-) E para encontrar o livro que procuro, uso a memória visual - comigo funciona!

GATA disse...

ADENDA: no entanto, os CDs estão por ordem alfabética.

urmystars.blogspot.pt disse...

Separados em três grupos: autores nacionais, autores estrangeiros em português, autores estrangeiros na língua materna. Dentro desses grupos por ordem alfabética dos títulos.
Claro que tenho dentro dos grupos, divididos por autores e aí esqueço a ordem alfabética dos títulos. Conclusão: uma grande confusão.

Vespinha disse...

Tenho de tirar um fim de semana para me dedicar a isto, a estante está um caos, como tenho lido muito sempre que acabo um livro coloco-o deitado por cima dos outros arrumados. Está mau demais, e nunca encontro nada...

Anónimo disse...

Depois fotografa :)

Vespinha disse...

Estou a registá-los devagarinho no Goodreads e ao mesmo tempo vou organizando as coisas. Vai demorar umas semanas, mas depois fotografo!

Seve disse...

A OLHÓMETRO

Com os livros que tenho para ler seria uma perda (preciosa) de tempo a organizar a sua arrumação. É tão bom de vez em quando encontramos livros que já não sabíamos possuir...

Vespinha disse...

Pois eu também gosto de os organizar... porque enquanto o faço estou a recordar o tempo em que os li. :)