11 de março de 2014

Rita Blanco dixit

EXCERTO DE UMA ENTREVISTA A RITA BLANCO

• Voltando à infância, além de ter dores de barriga por ir à escola, que mais a marcou?

Olhe, ter chumbado por causa de um cão. 

• Então? 

Chumbei por faltas, mas depois salvaram-me. Havia um cão que eu tinha, um pastor-alemão, e eu estava muito apaixonada por aquele cão. Mas a minha mãe um dia disse-me que se ele destruísse mais alguma coisa lá em casa que o punha fora de casa. E eu, que nunca tinha cosido na vida, passei a coser as almofadas porque ele andava sempre a destruí-las. Então faltava às aulas. E ele ia comigo até à paragem do autocarro e quando eu ia embora ele ficava a olhar para mim, a ganir. Então eu faltava à escola e ficava com ele. Mas sempre gostei muito de animais. E gostava muito que os direitos dos animais fossem legislados.

• Recentemente falou-se na limitação de animais domésticos, embora a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, já tenha dito que não é uma prioridade..

Tenho dois cães e dois gatos, mas terei os que entender assim eu tenha condições para os ter. Têm é de ser legislados os direitos e os deveres e haver denúncias de maus tratos a animais. Era o que faltava agora ser a senhora dona Cristas a dizer quantos animais é que eu posso ter em casa? Pelo amor de Deus. Só faltava mais essa? Ela já manda tanto em mim!

• Na Suíça, por exemplo, há até advogados para defender os animais em tribunal..

Pois com certeza, mas isso é que faz sentido. Isso é o que é ser vagamente civilizado. Os animais já estavam cá antes de nós, mas infelizmente não têm a capacidade de se revoltarem.

• E os seus cães e gatos são disciplinados, ou às vezes tem de intervir?

Às vezes tem de ser, mas tenho uma técnica infalível. Eu tenho um gato que tem 20 anos, que é o Iô Iô, é o tripé porque já só tem três patas. Mas está impecável, na maior.

• Se calhar está melhor do que nós..

Ai, mas garanto-lhe que está. Mas continuando, adotei recentemente uma cadela que é a Ritinha e ela por vezes pega-se com os outros. Então eu deito-me na cama e obrigo os meus animais todos a conviverem uns com os outros. Às vezes oiço um rosnar e digo: "Não faz isso. Têm de ser amigos." Então começo a juntá-los aos poucos e quando já estão muito próximos ponho a pata de um a tocar no outro. Ao fim de um dia estão todos amigos. Amigos, amigos não direi, mas já convivem.

4 comentários:

GATA disse...

A Rita é uma excelente actriz e uma excelente pessoa, e tem um grãozinho de loucura que lhe dá um carisma tão próprio e peculiar!

Vespinha disse...

Sem dúvida... E acho que essa loucura é que a torna psicologicamente tão saudável. :)

Lígia disse...

Que grande senhora!! Sempre gostei dela e agora venero-a, pronto!!

Vespinha disse...

Olha, também eu. :)