29 de abril de 2014

Mazagran, de José Rentes de Carvalho

Para comprar este livro
com 10% de desconto,
clicar aqui
.
Depois de ter lido Ernestina e La Coca, de que gostei muito, li O rebate, que me desiludiu um pouco por achar o enredo bastante confuso. Mas o facto de ter sido primeiro livro do autor descansou-me um pouco e por isso mantive a porta aberta.

Há dias, na Bertrand, ao comprar um presente, o colaborador convenceu-me a comprar um presente também para mim, aconselhando-me vivamente este Mazagran, livro de crónicas do escritor português que na Holanda é adorado. Obrigada, senhor da Bertand, porque adorei este livro e reconciliei-me com o autor.

São 107 crónicas, cada uma no máximo com três páginas, em que o autor reflete sobre os hábitos de portugueses e de holandeses, sobre recordações de infância e de juventude, sobre animais, sobre futebol, sobre viagens, sobre novas tecnologias. Enfim, sobre tudo e mais alguma coisa, sempre numa linguagem direta e simples e muitas vezes com uma boa carga de crítica.

Bom para ler, reler e oferecer. Calmamente, como quem bebe um mazagran.

5 comentários:

Celeste Silveira disse...

Muito eu gostei do: "Com os holandeses", que acabei de ler esta madrugada! A coisa é datada, vêm exactamente da época dos "nossos nascimentos", contudo... acho que muita coisa deverá permanecer identica. Aconselho. Agora seguir-se-á... a Montanha Mágica, do Thmoas Mann.

Vespinha disse...

Coragem com a Montanha Mágica, ainda não me atrevi. :)

Adoro os livros do Rentes d eCarvalho, como disse O rebate foi o único de que gostei menos, mas este de crónicas é mesmo muito bom!

Boas leituras. :)

Luísa Pereira disse...

Curiosamente, depois de ler este post, vi esta notícia:

"O escritor José Rentes de Carvalho vai ser homenageado a 10 de maio, em Matosinhos, na 8.ª edição do festival LeV -- Literatura em Viagem, que apresenta como tema uma viagem aos territórios onde se move a literatura."

http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=104496

:)
bjs

espressoandstroopwafel disse...

Eu tambem li o Como os Holandeses e adorei.Escrevi no blog tambem. Foi a melhor preparacao antes de comecar a viver na Holanda. Aconselho-te mesmo! ;) Vou espreitar o Mazagran.

Beijinhos

Vespinha disse...

Que bom, mais um então para ler. :)

Luísa, pena é ser em Matosinhos...