16 de junho de 2014

Um aprazível suicídio em grupo, de Arto Paasilinna

Para comprar o livro,
clicar aqui.
Quando dois finlandeses se encontram por acaso num velho celeiro, ambos com a intenção de se suicidarem, cada um à sua maneira, os seus planos acabam por não se concretizar. E, durante alguns dias, juntam-se para conversar sobre a vida e acabam por se aperceber de pequenos prazeres em que nunca tinham reparado.

Decidem então pôr um anúncio num jornal para todos os que pensam no suicídio (na Finlândia, a taxa é muito elevada). As respostas são tantas que acabam por organizar uma espécie de simpósio, onde se combina um suicídio em grupo utilizando um autocarro que se despenhará numa ravina.

E começam uma viagem pela Finlândia, em busca de mais presumíveis suicidas e do melhor local para o fazerem. Só que circunstâncias diversas obrigam-nos a deambular mais do que o suposto, percorrendo a Noruega, a Suíça, França e até Portugal. E no fim, o que acontece? É imprevisível durante todo o livro, e é também isso que lhe dá valor.

2 comentários:

Gisela disse...

Conseguiste criar suspense... Fiquei com vontade de descobrir esse livro.

Vespinha disse...

Este a A lebre de Vatanen, do mesmo autor. São livros diferentes do habitual, mas que se leem muito bem e que conseguem mesmo que desliguemos do resto.