19 de julho de 2014

Dia para recordar este SENHOR


Nascido a 19 de julho de 1885 em Cabanas de Viriato e falecido a 3 de abril de 1954 em Lisboa, no Hospital da Ordem Terceira de São Francisco, Aristides de Sousa Mendes é um herói português esquecido, aquele que ficou em 3.º lugar quando em 2006 se elegeu o maior português de sempre, cujo primeiro lugar foi atribuído a António de Oliveira Salazar.

Em 1940, quando a Alemanha nazi invadiu a França, Aristides, cônsul português em Bordéus, desafiou as ordens de Salazar e em meia dúzia de dias passou vistos a milhares de judeus, muitos dos quais passaram pela sua Casa do Passal, em Cabanas. Rapidamente descoberto, foi reencaminhado para Portugal e objeto de processos disciplinares que, apesar de tudo, não foram tão pesados quanto a maioria queria que fossem.

Agora, é tempo de lembrá-lo e, se possível, não deixar cair na ruína aquilo que é o pouco testemunho físico que deixou: a Casa do Passal.


Para visitar o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, clicar aqui.

Para conhecer a Fundação Aristides de Sousa Mendes, clicar aqui.

1 comentário:

Nadinha de Importante disse...

É uma das figuras que considero mais importantes da nossa história, um exemplo de humanidade, abdicou da sua vida pelos os outros, totalmente desconhecidos! Um exemplo!